5 dicas úteis para aumentar a autonomia do teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A gestão energética do nosso smartphone pode ser um problema para muitos utilizadores. Embora este ponto tenha melhorado substancialmente nos últimos anos com otimização de hardware e outros, muitos podem ainda sentir dificuldades para chegar ao fim do dia com bateria.

Se estás englobado neste leque de utilizadores, certamente ficarás contente em saber que poderás melhorar o consumo de energia do teu smartphone com algumas dicas. É precisamente isso que te trazemos agora, pequenos truques que poderão fazer toda a diferença.

1. Aplicações a correr em segundo plano

Isto é algo que pode passar despercebido a muitos utilizadores, mas que poderá fazer toda a diferença. Existe uma panóplia de aplicações que continuam a correr silenciosamente e assim a consumir recursos que poderão fazer falta para tarefas essenciais.

Neste caso, deves consultar as definições de bateria do teu smartphone e procurar pelas aplicações que mais energia consomem. Este é um método bastante eficaz para identificação de apps sedentas por energia e, posteriormente, poderás impedir que essas permaneçam a correr em segundo plano.

Para isso, deves ir ao menu de Definições e procurar pela opção de Bateria. Aí, poderás ver quanta bateria cada aplicação consome atualmente para poderes tomar decisões informadas.

2. Mantém-te atento às ligações ativas no smartphone

Quantas vezes ligamos o Wi-Fi, dados móveis ou o Bluetooth do nosso smartphone, mas depois esquecemo-nos de as desligar quando já não necessitamos? Pois bem, esta pode ser uma das principais razões para a queda na autonomia do teu equipamento.

Basta puxar para baixo o menu de acessos rápidos do smartphone para ver que ligações estão ativas. Com este simples gesto poderás ver aquelas que se mantêm ligadas e desligar as que já não necessitas.

3. Atenção às definições de sincronização

A sincronização de dados, contactos, fotos e outros é cada vez mais uma necessidade dos utilizadores, mas também pode trazer dissabores no que à autonomia concerne. Afinal de contas, são processos e ligações à internet que permanecem ativos em segundo plano.

Uma revisão das definições de sincronização poderá fazer toda a diferença. Dar prioridade às aplicações mais importantes, desligar as de apps supérfluas ou até desativar por completo as sincronizações é algo que poderá fazer a diferença no remanescente de bateria disponível no final do dia.

Para isso, deves ir às Definições e procurar pelo menu de Contas (a designação poderá variar consoante o smartphone). Aí poderás ver que apps têm a sincronização ativa e fazer uma gestão mais eficiente deste recurso.

4. Modo escuro pode fazer a diferença

O modo escuro (Dark Mode) é cada vez mais frequente nos smartphones atuais e não serve apenas para um melhor conforto ocular em ambientes escuros. Especialmente se o teu smartphone tiver um ecrã AMOLED.

Com uma interface dominada pela cor preta, isto significa que uma menor quantidade de pixels estará constantemente ligada. Isso irá, obviamente, influenciar o consumo energético do ecrã, algo que poderá fazer a diferença no final do dia.

5. Brilho automático do ecrã

Esta é uma sugestão menos óbvia, mas pode influenciar o consumo de bateria do teu smartphone. O seu propósito é, efetivamente, gerir de forma eficiente o brilho do ecrã, mas um mau funcionamento do sensor ou problemas de software podem ser prejudiciais.

Se mesmo com as dicas acima a autonomia do teu smartphone continuar a ser um problema, não custa nada tentar. Por vezes, passar para uma regulação manual poderá ajudar a poupar um pouco mais de bateria.

Poderás gerir melhor este recurso nas definições de ecrã do teu smartphone. É neste local que encontrarás um alternador que te permitirá habilitar / desabilitar a opção de brilho automático do ecrã.

Estas são algumas das estratégias que podes implementar numa tentativa de aumentar a autonomia do teu smartphone. Se isso é uma batalha diária, não custa nada tentar e ver se o consumo energético melhora.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.