6 vantagens das comunicações por satélite nos smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A comunicação por satélite nos smartphones tornou-se uma das tecnologias mais faladas no segmento móvel. O iPhone 14 Pro foi o primeiro a incorporar esta funcionalidade. E seguem-se outras fabricantes que vão implementando, aos poucos, a funcionalidade.

A Apple disponibilizou esta funcionalidade inicialmente nos EUA e Canadá. E depois expandiu-a para a França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. A Samsung também anunciou a sua própria tecnologia de satélite, com a promessa de incorporá-la num futuro smartphone. Abaixo podes conhecer as principais vantagens da tecnologia.

  1. Acesso a serviços de emergência fora da rede móvel: a principal vantagem da comunicação via satélite em smartphones é a capacidade de contactar serviços de emergência em locais remotos. Também pode ser feito onde a cobertura de rede é fraca, ou inexistente;
  2. Envio de informações cruciais: em emergências, os smartphones com esta tecnologia podem enviar informações detalhadas sobre a situação do utilizador. Nestas incluem-se localização e condição médica, para os serviços de emergência;
  3. Transmissão lenta, mas eficaz: a comunicação via satélite é mais lenta em comparação com as redes móveis. No entanto, é eficaz para enviar mensagens essenciais em situações críticas;
  4. Comunicação adicional após pedido de ajuda: após um pedido inicial de ajuda, pode haver comunicação adicional. Esta pode ser feita via mensagens de texto para fornecer mais informações;
  5. Disponibilidade global: a tecnologia Snapdragon Satellite, por exemplo, oferece a possibilidade de comunicar com serviços de emergência e familiares em todo o mundo.
  6. Partilha de localização: a comunicação por satélite também permite partilhar a localização do utilizador através de aplicações como o "Find My" da Apple. E isto pode ser feito sem rede móvel.
Exemplo de comunicação por satélite no iPhone
Exemplo de comunicação por satélite no iPhone 14 Pro

Disponibilidade da funcionalidade SOS emergência por satélite

Precisas de ter um iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 15 ou iPhone 15 Pro com iOS 16.4, ou posterior, para usar a funcionalidade de SOS emergência por satélite em Portugal.

Os fabricantes de smartphones como Xiaomi, Oppo, Vivo, Motorola, Nothing e Honor, em parceria com a Qualcomm e a sua tecnologia Snapdragon Satellite, deverão ser os próximos. Além disso, a Bullitt, fabricante de smartphones, e a MediaTek, fabricante de processadores, também estão a desenvolver soluções de conetividade via satélite para smartphones.

A comunicação por satélite em smartphones é uma inovação importante, pois traz maior segurança e conetividade em emergências. Com várias fabricantes de smartphones a aderir a esta tecnologia, espera-se que a comunicação via satélite se torne uma característica padrão em muitos dispositivos futuros. Assim pode proporcionar tranquilidade e segurança adicional para os utilizadores em todo o mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.