7 dicas para melhorar a tua ligação à internet em casa, segundo a Devolo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Internet tornou-se uma necessidade diária. Por isso, é frustrante enfrentar problemas de conexão. Seja durante uma videochamada importante, um episódio da sua série favorita ou mesmo ao procurar uma receita na cozinha. A Devolo, empresa alemã especializada em tecnologia para redes inteligentes, lançou um conjunto de dicas valiosas para melhorar o desempenho online na tua casa.

1. Reiniciar pode ser a solução

Se a tua ligação à Internet está a falhar, o primeiro passo é simples. Deves reiniciar o router. Desligar o dispositivo da corrente durante 10 a 20 segundos e reiniciá-lo pode resolver erros na memória que afetam o desempenho. Além disso, verificar o registo de estado e as definições de DHCP no menu do router pode ajudar a identificar outros problemas.

2. Verificar com o ISP

Por vezes, a falha não é interna, mas sim uma questão externa relacionada com o fornecedor de acesso à Internet (ISP). Uma pesquisa rápida online ou um contacto direto com o ISP podem esclarecer se há uma falha geral na região. Assim saberás quanto tempo demorará para restabelecer o serviço.

3. Testar e substituir cabos

Um cabo defeituoso pode ser a causa de uma ligação fraca ou inexistente. Verifica todos os cabos ligados ao teu router, incluindo o cabo da ligação à Internet e os cabos Ethernet.

4. Medir a velocidade da Internet

Se a ligação não falhou completamente, utiliza ferramentas online gratuitas como o Speedtest.net para medir a velocidade de upload e download. Para obter resultados precisos, faz várias medições em diferentes horários. Se possível, com dispositivos ligados diretamente ao router por cabo Ethernet.

5. Verificar aplicações e dispositivos ligados

Verifique a lista de dispositivos conectados ao seu router. Pode haver um que esteja a consumir mais dados do que o necessário ou até mesmo intrusos não autorizados na sua rede.

6. Otimizar a rede doméstica

Em Portugal, as linhas Ethernet embutidas são uma recente obrigação nas novas habitações. Se a instalação posterior é complicada, os adaptadores Powerline da Devolo podem ser uma excelente alternativa, transformando qualquer tomada numa conexão à Internet.

7. Melhorar o Wi-Fi

Um router mal posicionado pode ser o culpado por um Wi-Fi fraco. Deve estar numa posição central, fora de armários, longe de fontes de interferência e em locais abertos. Se o sinal Wi-Fi não chega a todas as divisões, considera utilizar repetidores, como os WiFi 6 Repeater da Devolo, ou adaptadores Powerline com modelos Wi-Fi para estender o alcance.

Melhorar a conexão à Internet em casa não precisa ser uma tarefa complicada. Com estas dicas da Devolo, é possível identificar e resolver os problemas mais comuns, garantindo uma experiência online fluida e sem interrupções. Seja para trabalhar, estudar ou relaxar, uma Internet rápida e confiável é essencial.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.