Dica: como usar o Modo de Manutenção em smartphones Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova função de privacidade será implementada gradualmente nos dispositivos Samsung Galaxy. É o mais recente reforço para garantir a privacidade dos nossos dados caso o telefone tenha que ser reparado, ou enviado para a garantira, por exemplo.

Dito isto, importa saber como podemos garantir que os técnicos de reparação, e outro staff especializado, não tenha acesso a informações sensíveis. Nesse sentido, temos que configurar o novo Modo de Manutenção para smartphones Samsung

Modo de Manutenção já está disponível com a linha Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy

O Modo de Manutenção possibilita aos utilizadores o bloqueio do acesso aos seus dados pessoais enquanto os seus dispositivos são reparados por terceiros. É um "cofre" temporário enquanto o telefone está, por exemplo, na garantia.

Assim, esta função permite que os utilizadores bloqueiem o acesso às suas informações pessoais, como fotos, mensagens ou contactos. Isto quando entregam o dispositivo a terceiros para reparação.

Manter privado o que é privado

O Modo de Manutenção permite que o utilizador crie uma conta temporária que permite a um técnico executar tarefas cruciais à reparação e verificação de um equipamento. Isto sem necessitar de aceder a qualquer informação pessoal nele contida.

Samsung Modo de Manutenção

Portanto, tudo o que o utilizador precisa fazer é aceder ao menu ‘Definições’, selecionar ‘Manutenção Dispositivo e Bateria‘, ativar o ‘Modo de Manutenção‘ e reiniciar o smartphone.

Assim que for reiniciado, todas as informações pessoais, incluindo fotografias, documentos e mensagens, vão estar restritas.

Modo de Manutenção Samusung

  1. Acede às Definições do smartphone Samsung
  2. Seleciona Manutenção Dispositivo e Bateria
  3. Ativa o Modo de Manutenção
  4. Reinicia o smartphone Samsung

Modo de Manutenção Samsung

Assim sendo, uma vez ligado o Modo de Manutenção, a pessoa a quem foi confiado o dispositivo não vai conseguir recuperar aplicações instaladas pelo proprietário.

Ademais, as contas e dados gerados enquanto o Modo de Manutenção esteve ativo são automaticamente apagadas assim que o proprietário desativa a função.

Modo de Manutenção Samsung

Aliás, mesmo que seja necessário instalar aplicações e criar contas, estas são apagadas assim que o Modo de Manutenção é desligado.

Disponibilidade para smartphones em Portugal

O Modo de Manutenção foi testado com sucesso na série Galaxy S21 na Coreia do Sul em julho. Em seguida, foi lançado na China em setembro de 2022.

Todavia, o lançamento é feito agora a nível mundial, sendo que os primeiros modelos a ter acesso a esta nova função serão os mesmos que estão elegíveis para receber a interface One UI 5.

Por fim, o lançamento irá continuar ao longo de 2023, com a disponibilidade a chegar a mais dispositivos do ecossistema Galaxy.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.