Descoberta falha de segurança que coloca milhares de relógios inteligentes infantis em risco

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Smartwatches ou smartbands com função GPS tem se tornado um gadget bastante popular entre pais. Neste caso, os gadgets são utilizados para que os pais sabem onde se encontram os seus filhos, por questões de segurança. Contudo, pode ser pior a emenda que o soneto, de acordo com Ken Munro.

Munro é um investigador na empresa de segurança Pen Test Partners, onde recentemente descobriram uma falha no serviço de armazenamento por nuvem da empresa chinesa Thinkrace. A Thinkrace é responsável por manter servidores em nuvem onde milhares de dispositivos enviam dados de localização.

Contudo, a Thinkrace tem a prática de vender os seus equipamentos de localização a consumidores mas também a outras fabricantes. Posteriormente, as fabricantes colocam os seus logótipos nos relógios e vendem-nos como se fossem seus. Munro e a equipa de investigadores descobriu que é extremamente fácil aceder aos dados dos dispositivos, pois possuem proteções básicas.

Ken Munro partilhou a sua investigação com o TechCrunch, afirmando que existem cerca de 47 milhões de dispositivos afetados e vulneráveis, devido a esta prática. Munro acrescentou, no entanto, que esta é só a "ponta do iceberg".

Até registos de voz de crianças foram encontrados

Alguns dos relógios vendidos pela Thinkrace permite às crianças falar umas com as outras, como se fossem walkie-talkies. Os investigadores da Pen Test Partners descobriram que os registos de voz eram guardados num servidor sem qualquer proteção, onde literalmente qualquer um com acesso podia transferir os ficheiros de áudio.

Munro afirma que, para já, estas vulnerabilidades não foram exploradas em grande escala. No entanto, esta descoberta deverá servir como lição para a Thinkrace e quaisquer outras fabricantes que fabriquem dispositivos para crianças, com pouca preocupação na segurança dos dados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla salva condutor de multa forçada por polícia! (vídeo)
  • Nintendo PlayStation vai a leilão depois de rejeitada uma oferta milionária!
  • Google, Amazon e Apple juntam-se para tornar a tua casa mais inteligente
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.