Desabafo de quem tem uma internet da treta - Opinião

Joel Santos
Joel Santos
Tempo de leitura: 3 min.

Antes de começar este meu artigo, acredito ser importante fazer um pequeno disclaimer no sentido de indicar que este não foi patrocinado por nenhuma empresa e portanto não tem nenhum intuito publicitário. Importa também salientar que as críticas apontadas possam não se aplicar a muitos leitores uma vez que, como sabes, a qualidade deste tipo de serviços possa variar de região para região. Este artigo poderá ter uma extensão pouco normal mas tentarei com que não seja nada maçador.

Esta minha saga é tão comprida que confesso que nem sei por onde começar...

A internet é, nos dias que correm, uma das coisas mais importantes no mundo. Acredito que seja legítimo dizer que a internet está para o mundo assim como o combustível está para os automóveis. Se a internet falhar, param empresas, hospitais, supermercados, serviços públicos, aeroportos... enfim, pára tudo. Nesse sentido, e atendendo a que a nossa vida tem sido conduzida a criar hábitos e desenvolver estratégias do dia-a-dia contando sempre com o nosso smartphone, computador ou tablet, a internet mostra ter portanto, uma importância gigante na vida de cada um de nós. É bastante assustador este caminho que temos traçado mas atrevo-me a dizer que começa a ser mais fácil um fumador largar o tabaco do que a internet.

Talvez te interesse: Iki Mobile: banalidade tecnológica revestida de cortiça [Opinião]

À conversa com a Vodafone e com a Nowo (esta última com pacotes preço/qualidade incríveis) cheguei à conclusão que a primeira não me conseguia garantir uma velocidade pelo menos igual à que tenho atualmente e a segunda operadora não tem nenhum tipo de serviços disponível na minha zona. Restava-me portanto, questionar a MEO acerca de outras soluções que eu pudesse ter.

Surpreendentemente, fiquei estupefacto com o serviço de apoio ao cliente que me saiu na rifa naquele dia: das mais 10 diferentes pessoas que me foram atendendo (fui transferido de assistente em assistente), nenhuma me sabia dizer se a MEO tinha um serviço 4G semelhante ao que referi da NOS. Aliás, houve 2 assistentes que me referiram que nem a MEO nem nenhuma outra operadora tinha esse tipo de serviços, que acima do ADSL só existia a fibra e, a quem eu educadamente, sugeri que fossem estudar melhor o mercado e considerar se são as pessoas mais indicadas para ocuparem a posição que estavam. É certo que posso não ter sido muito educado mas já contava com mais de 3 horas em linha com a MEO, com muitas vezes 15 minutos à espera de ser atendido por outro assistente ou departamento.

Finalmente, findadas essas 3 horas, fui atendido por uma senhora muito educada (que infelizmente não fixei o nome) e a qual teve a humildade de dizer "Joel, confesso que não sei responder à sua pergunta mas, se aguardar uns minutos, procurarei responder-lhe o mais acertadamente possível". Ainda que esta simpática operadora de call center me tenha indicado que não têm um pacote que me permita ter melhor resultados dos que os resultados que tenho atualmente, felizmente obtive uma resposta conclusiva. Terminei a chamada por pedir desculpa pela forma deveras grosseira com que possa ter tratado esta última assistente mas que, como ela entendeu, ninguém aguenta 3 horas ao telefone à espera de uma simples resposta que deveria ser imediatamente respondida por qualquer assistente desta operadora.

Enfim, no final disto tudo concluí que, apesar do mercado ser teoricamente tão diversificado, no meu caso isso não se aplica. Actualmente vivo no dilema de continuar na MEO ou aceitar a proposta da NOS (que acabará por me sair mais cara). É estúpido que cada vez que eu tenha de fazer upload do meu audio do podcast (que costuma ter entre 150 a 200 megasbytes de tamanho) tenha que esperar cerca de 50 minutos para que o upload esteja concluído. Isto claro, é só um exemplo. Infelizmente inúmeros são os outros exemplos em que uma internet fraca como a que eu tenho prejudica o meu dia-a-dia. Resta-me portanto, acreditar que a internet não vire um bem elitista e que cada um de nós a ela tenha acesso com a qualidade digna da era em que vivemos.

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy S7 tem um novo problema sério

Twitter da Honor USA confirma novo smartphone na CES 2017

Alexa: assistente virtual sugere a criança conteúdo para adultos (+18)

Acessórios que farão milagres ao Wi-Fi da tua casa

Vais poder premiar a tua marca favorita!