Depois do Instagram, Google também se ‘inspira’ no TikTok

Bruno Coelho
Comentar

O TikTok tornou-se muito popular nos últimos tempos. Mas agora os Estados Unidos (seguidos por outros países), querem banir a rede social. E isso faz com que se comecem a ver alternativos ao conceito.

A Google é a empresa mais recente a apostar naquilo a que chama de “Short videos” (vídeos curtos), na plataforma Discover (Descoberta). Estes aparecem em forma de carrossel.

'Short Videos' no Google Discover. Crédito: 9to5Google

Os exemplos vistos nas imagens são de plataformas concorrentes do TikTok, como é o caso do Trell. Vemos também vídeos do projeto Tangi da Google. E a forma como os vídeos estão dispostos faz imediatamente lembrar o TikTok.

É referido pelo 9to5Google que estes 'Short Videos' apenas foram vistos, até agora, no Google Discover. Contudo, não é sabido se é uma característica disponível para todos os utilizadores. No nosso caso, ainda não apareceu disponível.

É bom recordar que os últimos rumores afirmam que o Youtube também estará a trabalhar numa característica semelhante para a plataforma. E ao que tudo indica, será lançada ainda antes do final do ano.

O Instagram é a rede social mais popular a ter apostado numa característica claramente virada para combater o TikTok. O Reels já está disponível globalmente, mas ainda não se pode dizer que tenha tido adesão em massa.

Editores 4gnews recomendam:

  • TikTok foi apanhado a evitar as proteções da Google para recolher dados dos utilizadores!
  • Twitter entra na corrida para comprar o TikTok! Será que terá hipóteses contra a Microsoft?
  • Trump assinou ordem executiva para banir o TikTok! Microsoft é a única salvação
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.