CUIDADO: Nova burla diz que ganhas um smartphone da MEO por 1€

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

As burlas online são mais recorrentes do que queríamos. Assim sendo, hoje lá nos deparamos com mais uma. Esta é uma burla inteligente para os menos atentos. Assim sendo, toma conta e medida. Ninguém dá nada a ninguém.

Lá estava eu a navegar na internet até que sou encaminhado para uma página dizer que fui escolhido para ganhar um smartphone por 1€. Podia ser entre o Samsung Galaxy S9, iPhone XS ou até um iPad Pro. Todos eles da MEO. Acredito que o nome possa ser de qualquer outra empresa (afinal de contas os meus cookies da da MEO porque sou utilizador da operadora).

Um questionário pouco interessante

Para ficar habilitado a ganhar uma destas máquinas por 1€ só tinha de responder a 10 perguntas. E lá vou eu. As perguntas eram pessoais e pouco lógicas. "Qual o browser que utilizas", "Que sexo era" por aí fora. Logo depois do questionário temos informação que todos queremos ver. Ficas habilitado a ganhar um smartphone por 1€.

Encaminhado para uma página onde me pede o email e os dados do cartão de crédito

É aqui que as coisas ficam mais sérias. Fui encaminhado para uma página onde me solicitava o email, tinha de clicar que tinha mais de 18 anos e para colocar os dados do cartão. Indicava que o valor a descontar era apenas 1€, porém, a história é outra.

Claro que não meti os meus dados do cartão, porém, numa página onde alegadamente é da descrição do Samsung Galaxy S9, podemos ver algumas das características deste serviço. Serviço este que pode custar quase de 90€ por mês ao burlado.

Quanto te vai custar esta brincadeira?

É uma das descrições que podemos ler no final da página. Ao que nos indica "É fácil cancelar a sua subscrição. A subscrição inclui um período de teste de 3 dias. Se a subscrição não for cancelada durante o período de avaliação, ser-lhe-á cobrado um valor de cinquenta e cinco (55€) ou oitenta e nove euros (89€), (dependendo do produto), a cada 30 dias, até cancelar a sua subscrição."

Como se ganha (teoricamente)?

Pode-se ler também como é que o concurso é feito. Ou seja, a cada 30 dias tiram-te 55€ ou 89€ e ficas teoricamente habilitado a ganhar um smartphone. Pode-se ler nesta descrição "Todos os participantes participam automaticamente num sorteio de um Samsung Galaxy S9. Um novo vencedor será sorteado a cada 15.000 participantes. O vencedor será contactado diretamente para organizar a entrega do Samsung Galaxy S9. Se o produto estiver esgotado, o vencedor receberá um produto semelhante."

Como cancelar em caso de teres este serviço ativo

Na mesma página indica que o contacto é o "info@creditsupport.info" e que só podem falar em Inglês. Já mandei um email a solicitar uma ativação (que nunca fiz) porém, já passaram umas boas horas e nada me foi respondido.

O que fazer para cancelares este ou outro serviço

A melhor entidade será o teu banco. Pedes um novo cartão e indicas para cancelar qualquer tipo de ordem de levantamento automático que tenhas feito nos últimos tempos. Ficarás livre destes problemas. Cuidado na internet.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung regista nova patente para smartphone com ecrã expansível
  • Review BlitzWolf Fye3: earphones bluetooth versáteis com preço difícil de bater
  • Outra vez não! Alguns Samsung Galaxy S10 estão a "explodir"!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.