As burlas online são mais recorrentes do que queríamos. Assim sendo, hoje lá nos deparamos com mais uma. Esta é uma burla inteligente para os menos atentos. Assim sendo, toma conta e medida. Ninguém dá nada a ninguém.
Lá estava eu a navegar na internet até que sou encaminhado para uma página dizer que fui escolhido para ganhar um smartphone por 1€. Podia ser entre o Samsung Galaxy S9, iPhone XS ou até um iPad Pro. Todos eles da MEO. Acredito que o nome possa ser de qualquer outra empresa (afinal de contas os meus cookies da da MEO porque sou utilizador da operadora).
Um questionário pouco interessante
Para ficar habilitado a ganhar uma destas máquinas por 1€ só tinha de responder a 10 perguntas. E lá vou eu. As perguntas eram pessoais e pouco lógicas. "Qual o browser que utilizas", "Que sexo era" por aí fora. Logo depois do questionário temos informação que todos queremos ver. Ficas habilitado a ganhar um smartphone por 1€.
Encaminhado para uma página onde me pede o email e os dados do cartão de crédito
É aqui que as coisas ficam mais sérias. Fui encaminhado para uma página onde me solicitava o email, tinha de clicar que tinha mais de 18 anos e para colocar os dados do cartão. Indicava que o valor a descontar era apenas 1€, porém, a história é outra.
Claro que não meti os meus dados do cartão, porém, numa página onde alegadamente é da descrição do Samsung Galaxy S9, podemos ver algumas das características deste serviço. Serviço este que pode custar quase de 90€ por mês ao burlado.
Quanto te vai custar esta brincadeira?
É uma das descrições que podemos ler no final da página. Ao que nos indica "É fácil cancelar a sua subscrição. A subscrição inclui um período de teste de 3 dias. Se a subscrição não for cancelada durante o período de avaliação, ser-lhe-á cobrado um valor de cinquenta e cinco (55€) ou oitenta e nove euros (89€), (dependendo do produto), a cada 30 dias, até cancelar a sua subscrição."
Como se ganha (teoricamente)?
Pode-se ler também como é que o concurso é feito. Ou seja, a cada 30 dias tiram-te 55€ ou 89€ e ficas teoricamente habilitado a ganhar um smartphone. Pode-se ler nesta descrição "Todos os participantes participam automaticamente num sorteio de um Samsung Galaxy S9. Um novo vencedor será sorteado a cada 15.000 participantes. O vencedor será contactado diretamente para organizar a entrega do Samsung Galaxy S9. Se o produto estiver esgotado, o vencedor receberá um produto semelhante."
Como cancelar em caso de teres este serviço ativo
Na mesma página indica que o contacto é o "info@creditsupport.info" e que só podem falar em Inglês. Já mandei um email a solicitar uma ativação (que nunca fiz) porém, já passaram umas boas horas e nada me foi respondido.
O que fazer para cancelares este ou outro serviço
A melhor entidade será o teu banco. Pedes um novo cartão e indicas para cancelar qualquer tipo de ordem de levantamento automático que tenhas feito nos últimos tempos. Ficarás livre destes problemas. Cuidado na internet.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung regista nova patente para smartphone com ecrã expansível
- Review BlitzWolf Fye3: earphones bluetooth versáteis com preço difícil de bater
- Outra vez não! Alguns Samsung Galaxy S10 estão a "explodir"!