Crescimento global do 5G promete transformar o mercado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os dados são ora avançados pela Ericsson, fazendo saber que até ao final de 2023 sensivelmente 20% das subscrições de serviços móveis a nível global sejam subscrições 5G. Em síntese, assim demonstrando um crescimento sólido, apesar dos contínuos desafios económicos e da instabilidade geopolítica em alguns mercados.

A propósito, este dado é mencionado na edição de novembro de 2023 do Ericsson Mobility Report. É este o barómetro que estima um aumento de 63% em relação a 2022, com 610 milhões de novas subscrições 5G para este ano. Em suma, o que perfaz um total global de 1,6 mil milhões, cerca de 100 milhões acima do antecipado.

Forte crescimento do 5G com tráfego global de dados móveis previsto triplicar em seis anos

O mais recente relatório, agora divulgado pela Ericsson, vai já na vigésima quinta edição – apresenta uma nova projeção temporal para as previsões estatísticas. Fá-lo ao estender-se até 2029, ao invés de 2028.

Em conformidade com as edições anteriores, o relatório de novembro de 2023 confirma que os casos de uso mais comuns nos consumidores nas fases iniciais do 5G baseiam-se no acesso móvel otimizado de banda larga.

Na prática, o acesso sem fio fixo wireless, gaming e os serviços baseados em AR/VR.

Ericsson publishes Mobility Report November 2019 - ERTICO Newsroom

Por outro lado, a nível regional, a adesão às subscrições de serviços móveis 5G na América do Norte continua a ser forte. Até ao final de 2023, espera-se que a região tenha a maior implementação de assinaturas 5G a nível global, atingindo os 61%.

O crescimento das subscrições 5G também tem sido significativo na Índia. No final do ano (catorze meses após o seu lançamento comercial), espera-se que a implantação do 5G tenha ultrapassado os 11% na Índia.

Forte crescimento previsto até 2029 no 5G

Até 2029, estima-se que as subscrições globais de 5G aumentem em mais de 330%, ou seja, passarão dos 1,6 mil milhões para 5,3 mil milhões.

A cobertura do 5G deverá estar disponível para mais de 45% da população mundial até ao final deste ano, e para 85% até ao final de 2029 segundo os dados mais recentes.

Prevê-se que a América do Norte e o Conselho de Cooperação do Golfo tenham as taxas regionais mais altas de implementação 5G até ao final de 2029, atingindo os 92%. Por outro lado, a Europa Ocidental deverá surgir a seguir, na ordem dos 85%.

O consumo médio global de dados por smartphone continua a crescer. Estima-se que o tráfego total de dados móveis triplique entre o final de 2023 e o final de 2029.

Note-se que esta estimativa deve-se a fatores, como melhorias nas capacidades dos dispositivos, um aumento no conteúdo intensivo de dados e evoluções contínuas no desempenho das redes implementadas. Por fim, para mais informações podem consultar o relatório completo na página da própria Ericsson.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.