Amazon lança Q: chatbot IA para empresas que facilita operações de negócio

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Amazon anunciou o lançamento do Q, um chatbot de Inteligência Artificial (IA) generativa que proporcionará integrações diretas com mais de 40 aplicações empresariais. Desenvolvido para otimizar as operações de negócio, o Q poderá responder diretamente ao utilizador em plataformas como o Slack, por exemplo.

Com o intuito de agilizar tarefas e acelerar a tomada de decisões, a IA integra os dados e sistemas de cada empresa com serviços como Adobe, Google, Microsoft, Salesforce, Jira, ServiceNow, Zendesk e muito mais.

As incríveis funcionalidades do Q

O Q é um assistente de negócios de IA generativa. Através da sua integração direta com mais de 40 aplicações, como as visíveis na imagem abaixo, esta IA visa auxiliar em diversas operações comerciais.

Amazon Q

Na área de marketing de conteúdo, por exemplo, o Q pode ajudar na redação de comunicados de imprensa, transformando-os em posts de blog, auxiliando na redação de e-mails, resumindo informações e muito mais.

O Q também será capaz de gerar prompts personalizadas para as redes sociais, seguindo o guia de estilo interno de cada empresa para garantir uma identidade de marca consistente. Uma análise e resumo dos resultados de uma campanha específica também estarão disponíveis.

Amazon Q

Além disso, a IA vai oferecer suporte empresarial para inteligência de negócios, centrais de contacto e gestão da cadeia de abastecimento. Será também disponibilizado amplo suporte para os developers da AWS.

Com as integrações em outros serviços online amplamente utilizados por empresas, o Q poderá responder e esclarecer dúvidas diretamente nas plataformas desses serviços, como exemplificado na imagem abaixo.

Amazon Q

A integração com o Slack, por exemplo, permite que os utilizadores interajam com o Q marcando simplesmente a IA com @AmazonQ. Outra opção é iniciar uma conversa direta com o Q no Slack e enviar mensagens diretas.

A Amazon enfatizou que, para garantir a segurança e privacidade dos seus clientes, o Q não utilizará qualquer informação ou conteúdo das empresas que utilizam a IA para treinar os seus modelos.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.