Com o "boom" dos chatbots de inteligência artificial (IA), logo surgiu a questão: qual deles é o melhor? Mas, com o tempo já pudemos perceber que cada uma das maiores ferramentas de IA hoje podem ser bem úteis para diferentes utilizações.
Para organizar informações dos mais diferentes tipos, o ChatGPT continua a ser o meu maior aliado, mas já não faço grande uso da aplicação dele no meu telemóvel. O Gemini, por outro lado, já substitui o Google Assistant e consulto com alguma frequência, seja para ativar funcionalidades no smartphone por comando de voz ou tirar dúvidas sobre temas variados.
Para edição de imagens, as funcionalidades de IA do Canva Pro representaram um grande avanço, enquanto muitos defenderão as capacidades do Midjourney quando o assunto é gerar imagens. E o Copilot? A IA da Microsoft brilha justamente quando trabalha em conjunto com outras ferramentas da marca, mais especificamente com as aplicações do Microsoft 365.
Copilot no Word: assistente para edição de textos
Além de ser capaz de analisar um documento de Word com bem mais facilidade que outros chatbots, o Copilot Pro pode ser utilizado como um assistente de edição dentro do próprio Microsoft Word. Na verdade, a IA pode reescrever um conteúdo sem que seja necessário sequer que o utilizador digite um prompt.
Não estás satisfeito com o texto que escreveste até agora? O recurso de Reescrita Automática pode reescrever o texto instantaneamente para ti com apenas um clique, apenas com os passos abaixo:
- Na app Word para desktop, destaca o conteúdo que desejas reescrever
- Clica no ícone do Copilot (canto inferior esquerdo do texto destacado)
- Seleciona "Reescrita Automática" no menu que vai abrir
Pronto. A partir daí, o Copilot gera 3 sugestões de novas versões do texto. Também é possível alterar o tom da versão escolhida ou até pedir mais sugestões. O recurso ainda inclui um campo de bate-papo no qual podes pedir outras correções ao Copilot.
Copilot no Powerpoint: de ficheiro do Word para apresentação do PowerPoint
Utilizadores da aplicação do Power Point do Microsoft 365 podem utilizar o Copilot Pro para transformar um ficheiro do Word (ou PDF) numa apresentação completa, com slides explicativos, com pontos importantes do conteúdo devidamente resumidos e até imagens e notas do orador. Para isso, basta fazeres o seguinte:
- Carrega o teu ficheiro do Word no OneDrive
- Obtém link para o ficheiro carregado, seleciona o ficheiro e pressiona "Share" ou "Partilhar"
- Abre uma apresentação em branco no PowerPoint e clica no ícone do Copilot na faixa de opções
- Seleciona o prompt predefinido "Criar uma apresentação de [ficheiro] e cola o link do teu ficheiro
Após o Copilot finalizar a tua apresentação, poderás pedir edições, adição de novos slides e mais imagens, mudanças no texto, entre outras observações.
Copilot no Excel: uma fórmula com base nos teus dados
Se não tens muita experiência com o Excel, escrever as fórmulas tão úteis podem parecer um pouco intimidador. Os utilizadores do Copilot Pro, contudo, podem contar coma IA para isso, a partir de um prompt predefinido.
O prompt "Criar fórmulas" analisa os dados na primeira tabela da tua planilha do Excel e gera automaticamente pelo menos uma sugestão de fórmula adequada para essa tabela. A ferramenta ainda explica como a fórmula funciona, para que saibas a lógica por trás dela. Para utilizar a funcionalidade, as etapas são estas:
- Na app do Excel desktop ou web ou no iPad, inicia a caixa de conversação do Copilot no ícone na faixa de opções
- Seleciona o prompt para Criar fórmulas e aguarda o Copilot analisar os teus dados
- Caso desejes, clica em "Mostrar explicação" para entender a lógica da fórmula criada
- Para utilizar as fórmulas geradas, clica em "Inserir colunas" na parte inferior
Conforme listado pela página Slashgear, o Copilot Pro ainda disponibiliza recursos bem úteis em ferramentas online da Microsoft, como o Teams, o Outlook e o Edge. No Teams, a IA funciona como um assistente pessoal, que pode informar o utilizar sobre as informações da reunião.
No e-mail da Microsoft, o Copilot Pro pode oferecer sugestões para melhorar uma mensagem. Já no browser, a IA pode responder e dar informações sobre qualquer página da web.