Contactos da Google recebe função útil se usas a app no teu PC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Contactos da Google é uma das mais populares do mundo e provavelmente nem dão pela sua presença nos respetivos smartphones Android a não ser nas instâncias em que a estão a usar.

Seja para guardar um novo contacto, ou encontrar uma pessoa nos contactos guardados, certo é que a tecnológica norte-americana continua a aperfeiçoar esta sua boa app de gestão de contactos.

O melhor de tudo? Podemos usar as suas funcionalidades não só no tablet e smartphone Android como também através do nosso computador.

Ou seja, podemos aceder e usar plenamente as suas capacidades através da vista Web que agora ganha um rol de novas funções dadas recentemente a conhecer pela própria Google.

Aplicação fica ainda mais útil não só para os smartphones Android

Contactos Google
Demonstração das novas opções a chegar à app Contactos. Crédito: Google.

Essencialmente, teremos uma equiparação de funcionalidades entre a versão mobile, a app para dispositivos móveis, e a sua versão de acesso livre através da Internet (via Web).

Até ao momento, note-se, as similitudes entre as versões desta mesma aplicação eram algo escassas, mas estando agora a tecnológica a trabalhar no sentido de amenizar estas diferenças.

Na prática, ficará ainda mais fácil (e possível) guardar contactos através da versão Web, partindo de qualquer ponto do Google Workspace.

Isto é, se estivermos a colaborar com alguém, digamos, no Google Docs e aí for colocado um número de telefone. Agora, o serviço poderá agora reconhecer o mesmo e agilizar o seu registo na app Contactos através da Web.

Porém, se até ao momento esta mesma aplicação - Contactos Google - já permitia guardar contactos através da Web (Internet), isso era essencialmente a máxima extensão das suas capacidades.

Ou seja, pouco mais se podia fazer além disso. Porém, é precisamente aqui que a Google vem agora intervir, tal como nos dá a conhecer na mais recente publicação do seu blog.

Versão Web da app Contactos Google fica mais útil e fácil de usar

Contactos Google

Tal como podemos observar pela imagem animada no topo do artigo, ao passar o rato e clicar num determinado contacto podemos agora Editar o mesmo. Podemos também contactar a pessoa, entre outras opções que passam a estar ao nosso dispor.

Esta mesma possibilidade já fora previamente prometida pela Google, começando a chegar gradualmente aos utilizadores desde o passado mês de fevereiro. Porém, só agora é que a sua distribuição global está em curso, devendo estar já disponível para qualquer utilizador dos serviços da empresa norte-americana.

Novidades elencadas já em distribuição global

A adenda agora feita às funcionalidades do Contactos Google torna muito mais fácil editar contactos através da Web. Anteriormente, só ao aceder à plataforma Web dedicada é que podíamos fazer uma gestão similar e profunda dos contactos.

Agora, mesmo se estivermos a trabalhar com alguém no Docs, Sheets ou outra plataforma do Workspace, temos estas opções alargadas de edição e gestão de pessoas. Algo muito bem-vindo na minha opinião e que vem completar perfeitamente a app para dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.