Começa a construção do cabo de fibra ótica entre Portugal e Brasil

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Começou a construção do cabo de fibra ótica entre Portugal e Brasil. Este cabo ligará Sines a Fortaleza e terá uma rapidez de 100Gbs. Consideravelmente superior entre os 10Gbs atuais.

Assim sendo, a construção do cabo entre Portugal e Brasil começa agora, no início de 2019, e será finalizado em 2020. Acredita-se que o cabo de fibra ótica será capaz de aguentar e evolução tecnológica nos próximos 25 anos.

Começa a construção do cabo de fibra ótica entre Portugal e Brasil

Este cabo de fibra ótica terá em vista a melhoria da educação e partilha de conhecimento entre o Continente Europeu e Sul-América.

Cabo de fibra ótica ligará Portugal e Brasil com 100Gbs

O cabo com o nome de "Ellalink" é construído pela EllaLink e a Alcatel Submarine Networks e promete elevadas capacidades de transmissão de dados de internet entre os dois continentes. Porém, o seu foco inicial será de investigação e educação.

No website oficial da Ellalink pode-se ler "Conectando data centers em Madrid, Lisboa, Marselha, Fortaleza e São Paulo, a EllaLink fornecerá conectividade submarina e oferecerá o primeiro par de fibra ótica direto entre os dois continentes."

Ainda que o consumidor (como eu e tu) não venha a sentir grandes diferenças com este novo avanço tecnológico, esta implementação é crucial para que Portugal e Brasil estejam na vanguarda tecnológica.

Aliás, tanto Portugal como o Brasil tem uma localização perfeita para conseguir aumentar este tipo de conectividade. De um lado temos a ponta da Europa e do outro a ponta mais próxima do continente americano.

Os trabalhos começam em 2019 com o mapeamento do fundo do mar e construção das infraestruturas terrestres ao mesmo tempo. Ao longo de 2019 será implementado o cabo de fibra-ótica que unirá de forma mais rápida os dois países. Países que tanta história conjunta tem.

Editores 4gnews recomendam:

Drones da DJI já podem sobrevoar pessoas com este novo paraquedas

Netflix vai em breve poder ‘atacar’ utilizadores que partilha a password

Samsung: Smartphone dobrável foi mostrado a algumas pessoas na CES

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.