Começou a construção do cabo de fibra ótica entre Portugal e Brasil. Este cabo ligará Sines a Fortaleza e terá uma rapidez de 100Gbs. Consideravelmente superior entre os 10Gbs atuais.
Assim sendo, a construção do cabo entre Portugal e Brasil começa agora, no início de 2019, e será finalizado em 2020. Acredita-se que o cabo de fibra ótica será capaz de aguentar e evolução tecnológica nos próximos 25 anos.
Este cabo de fibra ótica terá em vista a melhoria da educação e partilha de conhecimento entre o Continente Europeu e Sul-América.
Cabo de fibra ótica ligará Portugal e Brasil com 100Gbs
O cabo com o nome de "Ellalink" é construído pela EllaLink e a Alcatel Submarine Networks e promete elevadas capacidades de transmissão de dados de internet entre os dois continentes. Porém, o seu foco inicial será de investigação e educação.
No website oficial da Ellalink pode-se ler "Conectando data centers em Madrid, Lisboa, Marselha, Fortaleza e São Paulo, a EllaLink fornecerá conectividade submarina e oferecerá o primeiro par de fibra ótica direto entre os dois continentes."
Ainda que o consumidor (como eu e tu) não venha a sentir grandes diferenças com este novo avanço tecnológico, esta implementação é crucial para que Portugal e Brasil estejam na vanguarda tecnológica.
Aliás, tanto Portugal como o Brasil tem uma localização perfeita para conseguir aumentar este tipo de conectividade. De um lado temos a ponta da Europa e do outro a ponta mais próxima do continente americano.
Os trabalhos começam em 2019 com o mapeamento do fundo do mar e construção das infraestruturas terrestres ao mesmo tempo. Ao longo de 2019 será implementado o cabo de fibra-ótica que unirá de forma mais rápida os dois países. Países que tanta história conjunta tem.
Editores 4gnews recomendam: