"A minha Internet está demasiado lenta"! Eis uma frase que, provavelmente, ouvimos dizer, com frequência, no dia a dia. Muitas vezes, e principalmente para quem trabalha com a Internet, é a sensação que passa. No entanto, e se puséssemos tudo isso em perspetiva? Quais é que serão os países com a Internet mais rápida e mais lenta?
De acordo com os dados evidenciados pelo BusinessComparison, é possível comparar a velocidade média da Internet de todos os países da Europa. Neste estudo feito pelo serviço mencionado, analisou-se, não só para desktop, como para dispositivos móveis.
Em desktop, a Suécia é a mais rápida e Portugal está no meio da tabela
No topo da lista, em relação a velocidade no desktop, é possível denotar um padrão: o pódio é composto por três países nórdicos. Em primeiro lugar, encontra-se a Suécia, com uma média de cerca de 3,74 segundos. Em segundo lugar, encontra-se a Finlândia, com 3,84 segundos. Já o último dos primeiros, por sua vez, é a Dinamarca, com uma velocidade média que ronda os 4 segundos.
Fazendo a contagem a partir de baixo, tendo em conta os países com maior lentidão no acesso à internet, vemos que o fundo da tabela é ocupado pela Turquia, com uma média de 10,22 segundos. Já em penúltimo e antepenúltimo, os lugares são ocupados, respetivamente, por Bulgária e Roménia, com 9,38 e 8,59 segundos.
Posto isto, deves estar-te a questionar: e nessa lista aonde anda Portugal? Ora bem, com base no relatório de dados da BusinessComparison, não temos motivos nem para grandes alegrias nem para grandes tristezas. Em 30 países contemplados, Portugal encontra-se exatamente a meio: na 15ª posição.
Em mobile, a Suécia é a mais rápida e Portugal está em 18º
Passando do desktop para os dispositivos móveis, o pódio mantém-se exatamente igual: composto por Suécia, Finlândia e Dinamarca. A única diferença, de um para o outro, é que finlandeses e dinamarqueses trocam de posição. As médias dos três primeiros classificados são, respetivamente, de 7.48, 7.65 e 7.80 segundos.
No fundo da tabela, tudo permanece exatamente igual. Mais uma vez, Turquia, Bulgária e Roménia têm a "honra" de ocupar os três últimos lugares, com velocidades médidas respetivas de 13.19, 12.89 e 11.91 segundos.
Portugal, por sua vez, dá três saltos para trás e, no que toca às aplicações móveis, passa a ocupar a 18ª posição, em termos de velocidade de Internet.