Comparativo Galaxy S24 Ultra vs. S23 Ultra: vale a pena mudar?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O Samsung Galaxy S24 Ultra chegou recentemente ao mercado e com ele chegam também várias questões. Numa era de atualizações incrementais, o que muda realmente deste modelo face ao antecessor S23 Ultra? E tendo em conta as melhorias, vale a pena mudar e fazer o updrade de um modelo para o outro?

Tendo usado ambos os equipamentos, neste artigo trago-te o meu comparativo entre ambos. Este artigo pretende trazer de forma sintética as principais mudanças de um aparelho para o outro, bem como dar-te a minha opinião se vale a pena a troca.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Ecrã curvo vs. ecrã plano

Esta é uma das duas mudanças físicas mais notórias de um aparelho para o outro. Após anos de ecrãs curvos, a Samsung aposta num painel plano. Isso é vantajoso para acabar com os "toques fantasma" nas laterais e ajuda a diminuir os reflexos e melhora a usabilidade.

O ecrã do S24 Ultra tem margens reduzidas, uma camada anti-refletora e um aumento de pico de brilho de 1750 para 2600 nits. O S23 Ultra não deixa de ser um ótimo ecrã e as suas cores (sem a camada anti-reflexos) até podem ser consideradas mais aprazíveis. Se é suficiente para justificar o upgrade? Não me parece.

Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)
Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)

Alumínio vs. Titânio

A outra mudança física mais notória no novo aparelho é a passagem de uma moldura de alumínio para titânio. Isso dá ao aparelho um acabamento mais premium e torna-o 2 gramas mais leve. Também se revela um material menos perecível a dedadas.

No entanto, há a notar que no dia a dia essa é uma mudança que me faz zero diferença. É um material mais duradouro? Sim. Mas não é motivo para trocares o teu S23 Ultra.

Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)
Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)

Snapdragon 8 Gen 2 vs. Gen 3

O novo Snapdragon 8 Gen 3 é um processador mais poderoso e eficiente que o Snapdragon 8 Gen 2. No entanto, estamos a falar de uma diferença que pode ser considerada incremental e onde não notarás grandes diferenças no desempenho geral.

Abaixo podes ver os números no Geekbench, que mostram as diferenças de pontuação de CPU entre os dois terminais, com destaque para o aumento do desempenho em multi-core. Mas como números não são tudo, posso dizer-te que numa utilização normal não vais notar qualquer diferença entre ambos os aparelhos.

Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)
Resultados de testes de CPU do Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita) no Geekbench 6

Zoom ótico de 10 vezes vs. zoom ótico de 5 vezes

Quando olhamos para as especificações do S24 Ultra, há uma diferença notória. O smartphone perde a lente telefoto de 10 MP com zoom ótico de até 10 vezes, passando para uma lente de 50 MP com zoom ótico de até 5 vezes. Isso significa um downgrade? Não necessariamente.

Esta mudança deveu-se a uma análise feita pela Samsung aos clientes, que mostra que estes preferem zoom entre 3 a 5 vezes. E embora agora tenhas zoom de 10 vezes que é feito digitalmente, por teres um sensor com mais resolução não vais notar grande diferença. Mas se o foco for zoom de 10 vezes, não se pode dizer que o S24 Ultra ganha esta batalha.

samsung

5 anos de atualizações vs 7 anos de atualizações

O S23 Ultra chegou ao mercado com uma boa promessa de quatro anos de atualizações de software e cinco anos de atualizações de segurança. Mas com o novo padrão de 7 de anos de atualizações da Google, a Samsung não quis ficar atrás no S24 Ultra.

O aparelho chegou ao mercado com a promessa de 7 anos de atualizações de software e segurança. Isto significa que podes contar com um smartphone que será atualizado até 2031. Nada mau, se a promessa vier a ser cumprida.

samsung
Samsung Galaxy S23 Ultra (esquerda) e S24 Ultra (direita)

Vale a pena o upgrade do Galaxy S23 Ultra para o S24 Ultra?

Se tens um Galaxy S23 Ultra, certamente estás muito bem servido. Apesar de o S24 Ultra trazer mudanças na construção de titânio, ecrã mais brilhante e plano, processador, mudanças no zoom e mais anos de atualizações, não é suficiente para justificar a mudança entre os dois aparelhos.

O Galaxy S24 Ultra é globalmente um melhor smartphone que o S23 Ultra. Mas as melhorias podem descrever-se como incrementais. Se tens um Galaxy S23 Ultra, não vale a pena fazer o upgrade para o modelo mais recente.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.