Como utilizar o Google Maps sem gastar internet (offline)! Em apenas 5 passos!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Maps é uma das melhores ferramentas que podes ter no smartphone. Contudo, é também uma ferramenta que te obriga a estar ligado à internet. Ainda assim, há forma de o utilizar sem gastar internet no teu telemóvel.

Toma em atenção que não terás regalias que a ligação à internet te oferece. Por exemplo, não terás acesos a saber como está o trânsito nem se há acidentes na estrada. Também será mais complicado para procurares a morada pelo nome (pelo código postal não terás problemas). Assim sendo, agora que só tenho 5GB de dados para um mês tenho de poupar e é isso que tenho feito.

Google Maps offline

Utilizar o Google Maps sem gastar internet - Passo 1

Abre a aplicação do Google Maps e clica nos 3 traços no canto superior esquerdo.

Google Maps offline sem gastar internet

Passo 2 - Dirige-te para "Mapas Offline"

Google Maps offline sem gastar internet

Passo 3 - Segue para "selecione o seu próprio mapa" (pode encaminhar sozinho)

Passo 4 - Escolhe a área que queres o mapa

Tem apenas em conta que quanto maior for a área mais espaço tomará de memória no teu smartphone. Os mapas atualizarão sempre que estiveres conectado por Wi-Fi.

Google Maps offline sem gastar internet

Passo 5 - Desliga os dados (a internet no telemóvel) e procura o local para viajar.

Pessoalmente gosto de encontrar o local para onde vou viajar ligado à internet. Para ter a certeza que lá vou ter com certeza absoluta. Depois disso só precisas de desligar os dados e "começar" a jornada no Google Maps e está feito.

Google Maps offline sem gastar internet

Está feito! Se desligares a internet não gastaras qualquer valor do teu pacote de dados e terás a possibilidade de viajar pelo Google Maps sem qualquer problema. Lembra-te que existem limitações, principalmente com pesquisas. Ainda assim, se precisares de pesquisar só precisas de ligar a internet e está feito. Dessa forma não gastarás tantos dados nem bateria!

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.