WhatsApp força os utilizadores a ver a sua atualização de Status

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp está a usar a ferramenta Status ou Estado, as atualizações de estado que os utilizadores podem definir, opção similar aos Stories do Instagram ou Facebook, para mostrar a todos os utilizadores "uma importante mensagem sobre a sua privacidade".

"O WhatsApp dá agora informações no Estado! É aqui que serão apresentadas as novas funcionalidades e atualizações", pode ler-se na primeira página. As demais publicações volta a frisar a tónica da privacidade e o respeito pelo conteúdo que o utilizador partilha.

O WhatsApp toma novas medidas para resgatar a sua reputação

A atualização recente do WhatsApp trouxe-nos novos avisos afixados no menu Estado. Ao abrir a aplicação e deslizar para este menu, para além dos Estados dos nossos contactos com as respetivas novidades, vemos agora a publicação institucional.

O WhatsApp expressa o seu compromisso com a privacidade do utilizador e volta a referir que não pode ler nem ouvir as conversas pessoais porque estas estão encriptadas de ponto a ponto. A última página pede ao utilizador para se manter atento às novidades que continuarão a ser apresentadas através deste meio.

A medida vem no encalço das desdobradas explicações da empresa pertencente ao grupo Facebook. Desde que anunciou a mudança na sua Política de Privacidade, com consequências desastrosas para a sua reputação, a empresa tem tentado recuperar

As novidades do WhatsApp, agora apresentadas no Estado ou Status

A implementação chegou hoje ao smartphone residente, mas já estaria a ser aplicada em outros dispositivos e regiões nos últimos dias. Aí, em formato similar às Stories do Instagram, podemos ver as "novidades" que para já são um reafirmar da privacidade.

Em síntese, é a mais recente das várias medidas que o grupo Facebook tem tomado para salvar o WhatsApp aos olhos do grande público, tendo inclusive recorrido a anúncios de página inteira em jornais.

Entretanto, o êxodo do WhatsApp para as rivais Telegram e Signal é evidente, com ambas as apps no topo das tabelas na Google Play Store e App Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO (Altice): falha na linha SNS24 revela dados pessoais dos profissionais de saúde
  • Como transferir grupos do WhatsApp para a Signal
  • CEO da Xiaomi revela as aplicações que mais usa no smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.