Perante a epidemia de Covid-19 em que vivemos, a desinfeção constante é algo a que nos habituamos. Os utilizadores que, por alguma razão, não podem evitar estar ligados ao smartphone, tablet ou computador devem também manter estes equipamentos o mais higienizados possível.
Para tal, os fabricantes como a Apple ou Samsung são bastante explícitos: devem-se usar-se compostos com álcool isopropílico em vez do tradicional etílico, evitar a água e manter o equipamento desligado durante o processo de desinfeção.
A Apple tem disponível no seu site um pequeno comunicado onde dá algumas recomendações de como deves desinfetar os seus aparelhos. E estas são também válidas para equipamentos de outras marcas.
- Utiliza apenas um pano macio e que não liberte pelos. Evita panos, toalhas, toalhetes ou semelhantes que sejam abrasivos.
- Evita a limpeza excessiva, que poderá causar danos.
- Desliga todas as fontes de alimentação externas, bem como todos os dispositivos e cabos.
- Mantém o produto afastado de líquidos, salvo indicação em contrário em produtos específicos.
- Não humedeças as aberturas.
- Não utilizes aerossóis, lixívias nem abrasivos.
- Não pulverizes produtos de limpeza diretamente no produto
Para a desinfeção, basta teres um líquido que tenha álcool isopropílico. Este nome pode não te ser familiar, mas é o álcool que faz parte da composição dos desinfetantes que encontramos nas lojas que vendem equipamentos tecnológicos.
Limpa as partes lisas com mais sujidade do teu equipamento, e tem em atenção as entradas para cabos ou das colunas. Nessas zonas deves ter especial atenção, para não as danificar com o líquido.
Se usares capa no teu equipamento, esta pode simplesmente ser lavada com água e sabão. Não te esqueças: antes e depois de limpares o teu smartphone, procede à lavagem das mãos.
Editores 4gnews recomendam:
Houseparty: esta app é a tua melhor amiga durante a quarentena
Redmi K30 Pro “puxa dos galões” com grande resultado no AnTuTu
Apple A14 pode ser o processador mobile mais poderoso do mercado. Entende porquê