Apple A14 pode ser o processador mobile mais poderoso do mercado. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o Research Snipers, o vindouro processador da Apple, intitulado A14, será extremamente poderoso. Isto porque foram feitos testes na plataforma Geekbench e os resultados revelam frequências a atingir 3.1 GHz.

Ainda é cedo para que estas informações estejam confirmadas a 100% mas parece provável que o A14 consiga atingir tais frequências. Afinal, o predecessor, A13, consegue atingir frequências na ordem dos 2.7 GHz.

O processador A14 possui litografia de 5 nanómetros e deverá ser estreado juntamente com a família iPhone 12. Os novos iPhones da Apple vão ser alimentados por este chip, elevando a fasquia no que concerne a processadores para iPhone mas também Android.

Isto porque, atualmente, o processador mais poderoso no mercado para Android é o Qualcomm Snapdragon 865. Este chip possui um núcleo com 2.7 GHz, com os restantes a 2.4 GHz (3 núcleos) e 1.8 GHz (4 núcleos).

A Apple vai aumentar produção de processadores nas suas fábricas

O relatório da Research Snipers acrescenta que a Apple, a partir de abril, vai aumentar exponencialmente a produção de processadores, incluindo o A14. A empresa precisa de ter uma quantidade considerável de chips até outubro, de forma a equipar o iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Adicionalmente, a Apple está a trabalhar no desenvolvimento de processadores baseados em arquitectura ARM. Estes CPUs deverão equipar os próximos portáteis Macbook Pro. Esta decisão da Apple parte de uma iniciativa para a empresa torrnar-se independente da Intel, a sua maior fornecedora de processadores para computador.

Contudo, temos de considerar a ameaça do Coronavírus, que afetou de forma negativa a produção de empresas de tecnologia por todo o mundo. A Apple ainda está supostamente a recuperar dos impactos negativos da doença.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 4a vai dar ‘salto’ de performance que os utilizadores precisam
  • Samsung Galaxy M21: todas as especificações do smartphone com uma SUPER bateria!
  • Este preço do Samsung Galaxy S10+ vai fazer-te ignorar o Samsung Galaxy S20
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.