Comando controlado pelos olhos facilita a vida a pessoas com mobilidade reduzida

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A operadora de telecomunicações norte-americana Comcast está a incluir nos seus serviços um tipo de comando revolucionário. Chama-se Xfinity X1 Eye control e quando ligado a uma box de TV por cabo, permite controlar o conteúdo através dos olhos, comandos de voz ou mesmo por sopros.

Este sistema destina-se a dar mais independência a pessoas com mobilidade reduzida para poderem executar tarefas diárias como mudar de canal na televisão ou aumentar o volume. O seguinte vídeo mostra o exemplo de Jimmy, um jovem de Philadelphia.

Através da tecnologia que monitoriza o olhar, Jimmy consegue ter controlo total sobre a sua televisão através do olhar. O software necessário está instalado num tablet que por sua vez comunica com a box da televisão.

Xfinity Eye Control é um sistema que pode melhorar a vida de milhões pelo mundo inteiro

Este é um produto exclusivo da Comcast mas nada impede outras empresas de telecomunicações de pegar na mesma tecnologia ou sistemas similares. Por exemplo, aqui em Portugal já temos operadoras que oferecem comandos por voz nos controlos remotos.

No vídeo, podemos ver que através de um tablet e um sistema de câmaras externas foi possível a Jimmy utilizar o seus olhos para controlar a TV. Contudo, para reduzir custos ao utilizador, podia adaptar-se o sistema para utilizar a câmara interna do tablet ou mesmo telemóvel.

A Comcast certamente acertou em cheio com este produto. Acima de tudo, a tecnologia existe para nos ajudar no dia a dia. Talvez no futuro vejamos mais empresas a ter consciência e a implementar sistemas parecidos que ajudem pessoas com mobilidade reduzida.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.