ColorOS 13: as 7 novidades para smartphones OPPO além do Android 13

Rui Bacelar
Comentar

A OPPO lançou oficialmente a versão global da sua mais recente interface de utilizador (UI), a ColorOS 13. Esta é assente no sistema operativo Android 13 da Google para utilizadores globais. Agora, ficamos a conhecer (oficialmente) as suas novidades.

A ColorOS 13 é uma dos primeiros interfaces de utilizador baseadas no recém-lançado Android 13 da gigante norte-americana e inclui uma série de recursos próprios. São adições ao Android (puro) que introduzem um novo design Aquamórfico para uma experiência visual concisa e confortável. O resultado? Uma Interface de utilizador intuitiva e agradável.

The #ColorOS13 global online launch event - Resumed https://t.co/SgI81Ly4GT

— ColorOS (@colorosglobal) 18 de agosto de 2022

Para além disso, a ColorOS 13 é impulsionada pelas mais recentes inovações tecnológicas da OPPO. Desse modo, a nova UI inclui uma gama de novas capacidades de ligação inteligente entre dispositivos. Tudo de forma a aumentar a produtividade com experiências mais inteligentes e convenientes no quotidiano.

1. IU conciso e confortável graças ao novo Design Aquamórfico

Smart. Vital. Considerate.This is what #ColorOS13 is all about. #SmartandConnected #InspirationAhead

— ColorOS (@colorosglobal) 18 de agosto de 2022

Inspirada na forma como a água atua na natureza, a OPPO introduziu um novo Design Aquamórfico na ColorOS 13 para criar um Interface de Utilizador fluida, dinâmica e abrangente.

A ColorOS 13 apresenta uma nova Paleta Temática inspirada nas diferentes tonalidades do mar entre o nascer e o pôr do sol. Além disso, a sua nova fonte de sistema melhora as condições de leitura de textos do sistema em qualquer idioma.

Ademais, graças a uma série de melhorias, como é o caso do Formato em forma de Cartão, a ColorOS 13 permite uma experiência visual concisa e confortável com base no Design Aquamórfico.

OPPO ColorOS 13
O Design Aquamórfico pauta todo o visual da nova versão ColosOS 13.

A ColorOS 13 também oferece uma experiência de utilizador mais intuitiva. Isto graças à integração de diferentes Efeitos Aquamórficos nas animações do sistema, IU e Mecanismo de Animação Quântica com nova Previsão Comportamental das intenções de controlo dos utilizadores.

Tudo isto é complementado pela linguagem de design inclusivo centrada no ser humano da OPPO. Uma filosofia que introduz Ilustrações de Estado Vazio, Layouts Adaptáveis a diferentes tamanhos de ecrã e ícones facilmente identificáveis para uma mais fácil leitura e utilização.

2. Ecrã Sempre Ligado e Amigo do Ambiente: "Homeland"

OPPO ColorOS 13
As novas animações para o ecrã Always On na ColorOS 13.

Destaque ainda para a inclusão de uma nova série de imagens no Display Sempre Ligado de nome "Homeland" que retrata cenas de grande impacto de animais selvagens em plena natureza.

As animações do Display Sempre Ligado mostram alterações nos habitats dos animais vivem, com base nas mudanças diárias de temperatura. Tudo para prestar mais atenção aos diferentes climas, impacto humano e à terra que todos habitamos.

3. Desempenho melhorado graças à tecnologia desenvolvida pela OPPO

A ColorOS 13 marca também a estreia do Mecanismo de Computação Dinâmica. É uma solução técnica da OPPO ao nível do sistema desenvolvida internamente para proporcionar um sistema mais simples e estável. Em simultâneo, promete grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador.

Este Mecanismo permite duas grandes melhorias na ColorOS 13, tais como uma maior duração da bateria e capacidade de manter um maior número de aplicações abertas em segundo plano.

OPPO ColorOS 13
Mecanismo de Computação Dinâmica

O Mecanismo de Computação Dinâmica da OPPO melhora a ativação de recursos de hardware para prolongar a vida útil da bateria. Fá-lo ao conseguir um melhor equilíbrio entre alto desempenho e baixo consumo de energia.

Em simultâneo, ajuda a manter mais aplicações ativas em segundo plano, permitindo alternar entre várias aplicações, mantendo-as ativas e sempre atualizadas sempre que são acionadas.

4. Experiência inteligente para fins de trabalho e gerais com as novas funcionalidades

A ColorOS 13 disponibiliza toda uma série de recursos inteligentes que abrangem todos os aspetos da vida em geral e do trabalho. Além de ser uma boa forma de expressar a sua personalidade, o Display Inteligente Sempre Ligado do ColorOS 13 permite mostrar também informações relacionadas com aplicações de música e de entrega de refeições.

Na prática, proporcionando aos utilizadores um mais rápido acesso a informações e um controlo mais conveniente da reprodução de música e outras funções.

Além disso, a OPPO assinou uma parceria com os principais fornecedores de software e serviços do mundo, incluindo o Bitmoji e o Spotify. Isto de forma a fornecer uma ampla gama de experiências convenientes e personalizadas através do Display Inteligente Sempre Ligado.

OPPO ColorOS 13
Display Inteligente Sempre Ligado e Bitmoji

Em seguida, graças à tecnologia LTPO2.0 no OPPO Find X5 Pro a taxa de atualização do Display Sempre Ligado é reduzida para apenas 1Hz para economizar 30% de consumo de energia em certas situações.

Temos também outros recursos de gestão do Ecrã Inicial inteligente, como Pastas Grandes , Prateleira e Widget de Ecrã Inicial também ajudam os utilizadores a acederem fácil e rapidamente as informações de que precisam da forma mais conveniente para os próprios.

5. Tecnologia LTPO2.0 nos smartphones OPPO: Ecrã Sempre Ligado de 1Hz

OPPO ColorOS 13

A OPPO desenvolveu o primeiro Assistente de Reuniões para smartphones da indústria concebido especificamente para reuniões online. O Assistente de Reuniões permite priorizar automaticamente pacotes de dados sem fios para uma ligação mais estável durante as reuniões online.

Na prática, visa simplificar também as notificações por banner para reduzir distrações. Fá-lo permitindo aos utilizadores adicionarem um atalho OPPO Notes para fazer atas de reuniões com o Notes numa pequena janela pop-up.

6. Ligação Multi-ecrã na ColorOS 13 da OPPO

OPPO ColorOS 13
Ligação Multi-ecrã para Smartphone OPPO,OPPO Pad Air e PC

Uma das maiores atualizações da ColorOS 13 é a experiência melhorada do utilização com vários dispositivos.

A Ligação Multi-ecrã permite agora ligações estáveis entre o smartphone e o OPPO Pad Air e entre o smartphone e o computador (PC). Assim, aumentando a produtividade e a conveniência através de um Transferência de Arquivos que suporta mais formatos de arquivo sem limitações de hardware.

Ao ligarem o seu smartphone a um PC através da Ligação Multi-ecrã os utilizadores beneficiam também do facto de poderem apresentar várias aplicações móveis simultaneamente no ecrã do PC.

7. A proteção da privacidade e a segurança nos smartphones OPPO com ColorOS 13

Privacidade e segurança têm sido o grande foco do ColorOS desde o início. A ColorOS 13 integra os recursos subjacentes de proteção de privacidade do Android 13.

Por exemplo, o sistema apaga automaticamente o histórico da área de transferência após um curto período. Assim, evitando fugas de informações confidenciais provocadas por malware.

Além disso, com o recurso Wi-Fi Próximo, os utilizadores podem desfrutar do Wi-Fi sem revelarem informações específicas sobre a sua localização.

Esta tecnologia desenvolvida pela própria OPPO desempenha um papel igualmente importante no reforço da privacidade e da segurança. Fá-lo com base no modelo de algoritmo no dispositivo, o Auto Pixelate pode reconhecer e desfocar as fotos de perfil e os nomes nas capturas de tela do chat automaticamente com um simples toque.

Aliás, sendo o novo Private Safe criptografado com o amplamente utilizado Padrão Avançado de Encriptação (AES) para elevados níveis de segurança.

Por fim, a ColorOS 13 proporciona um elevado grau de proteção de privacidade e de segurança para os utilizadores com base em padrões de segurança e de autenticação de privacidade autorizados. Temos, como exemplo, o ePrivacy, TRUSTe, ISO27701 e ISO27001.

Explorar novas experiências Android em colaboração estratégica com a Google

A OPPO tem trabalhado em estreita colaboração com a Google durante o desenvolvimento da ColorOS 13 por forma a explorar formas de acrescentar valor à experiência do sistema operativo Android.

Os smartphones dobráveis Find N, os smartphones Find X5 Pro de bandeira, foram anunciados como dois dos primeiros smartphones em todo o mundo a receberem a atualização Beta do Android 13.

Para além disso, a OPPO também lançou versões de programadores ColorOS com base no Android 13 Beta. E, acrescenta, continuará a trabalhar em conjunto com a Google para desenvolver um amplo ecossistema Android.

Are you ready to add some more color to your life? 🎨The #ColorOS13 global online launch event goes live.#InspirationAhead #SmartandConnected https://t.co/u30327k5Rt

— ColorOS (@colorosglobal) 18 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com