ColorOS 13: as 6 melhores novidades para tablets e smartphones OPPO

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A cada versão do ColorOS, a OPPO oferece uma interface, baseada no operativo Android, mais conveniente e mais centrado no ser humano, com novos recursos úteis para os seus tablets e smartphones em utilização.

O objetivo? Permitir desfrutar de uma experiência altamente eficiente em dispositivos inteligentes.

Agora, na recém-lançada ColorOS 13, a tecnológica chinesa incluiu uma série de funcionalidades atualizadas, concebidas para ajudar os utilizadores a viverem e trabalharem de forma mais fácil.

Ou seja, para poderem aproveitar o potencial da era da conectividade inteligente.

1. Melhorar a eficiência ao trabalhar com vários dispositivos OPPO

Big screen, little screen, medium screen?With Adaptive Layout from #ColorOS13, your UI will adapt across multiple screens and devices. 📱💻 🖥️#SmartandConnected pic.twitter.com/fXx7ktBi2W

— ColorOS (@colorosglobal) 3 de setembro de 2022

Atualmente é bastante comum trabalhar, em simultâneo, com vários dispositivos, tais como computador e smartphone. Apesar das vantagens, ter de alternar constantemente entre os dois dispositivos pode ser frustrante e demorado.

A OPPO introduziu pela primeira vez a Ligação Multi-ecrãs na ColorOS 12 para ajudar a resolver muitas dessas frustrações e, com a ColorOS 13, a marca deu um passo em frente e melhorou esse recurso. Por isso, acrescentando-lhe novas capacidades.

OPPO ColorOS 13

A Ligação Multi-ecrãs inclui agora suporte para OPPO Pad Air, lançado em maio deste ano.

O tablet destaca-se para produtividade e funcionalidades de entretenimento imersivo. Agora, é possível sincronizar e interagir com smartphones OPPO utilizando a Ligação Multi-ecrãs.

Basta um toque no botão de Ligação Multi-ecrãs no Centro de Controlo para ligar um smartphone ao OPPO Pad Air.

Na prática, é possível realizar operações como captura de ecrã de vídeo, vulgo screencast, controlo inverso, transferência de ficheiros e copiar e colar texto entre dispositivos.

Are you left-handed or right-handed?With Split Screen from #ColorOS13, it doesn't matter 🤷#SmartandConnected pic.twitter.com/EOCKOKlkAT

— ColorOS (@colorosglobal) 26 de agosto de 2022

Assim sendo, com os recursos exclusivos de interface do utilizador na ColorOS 13 para ecrãs grandes, os utilizadores podem maximizar agora a forma como interagem com o seu tablet OPPO.

2. Ligação Multi-ecrãs entre tablets e smartphones OPPO

Get the bigger picture 🖼️With Dual Windows from #ColorOS13, you can view different content without constantly switching between tabs and apps. How will you use it? #SmartandConnected pic.twitter.com/fQNoAniokn

— ColorOS (@colorosglobal) 25 de agosto de 2022

A ligação entre PCs e dispositivos OPPO também foi melhorada na ColorOS 13.

A Ligação Multi-ecrãs suporta agora a exibição simultânea de duas aplicações de smartphone diferentes e espelho de ecrã num monitor de PC.

Assim, permitindo aos utilizadores trabalharem mais facilmente com várias aplicações no ecrã grande em vez de terem de alternar entre aplicações no telefone, melhorando assim significativamente a eficiência ao desempenhar várias tarefas.

A transferência rápida de arquivos do smartphone OPPO para o tablet ou do smartphone OPPO para o PC pode ser feita sem consumir dados móveis.

Para além disso, a maioria dos principais tipos de arquivos são suportados, incluindo imagens, músicas, documentos e vídeos.

Switching screens with Multi-Screen Connect is as easy as 1, 2, 3 ✅#ColorOS13 #SmartandConnected pic.twitter.com/rdBnx148ma

— ColorOS (@colorosglobal) 24 de agosto de 2022

Os utilizadores podem beneficiar também do recurso de Partilha do Android 13, que pode ser usado para transferir arquivos entre um telefone e dispositivos Windows próximos e partilha de área de transferência para copiar e colar texto entre dispositivos.

Por fim, podemos alternar e trabalhar agora perfeitamente no seu smartphone, PC e tablet OPPO para uma maior eficiência e conveniência em termos de teletrabalho.

3. Aumentar a produtividade das reuniões remotas

Meeting Assistant from #ColorOS13 will streamline your online meeting experience (even if it could've been an email 🤔).#SmartandConnected pic.twitter.com/3xC8ccurMe

— ColorOS (@colorosglobal) 27 de agosto de 2022

Com o teletrabalho a fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, a OPPO apresenta o Assistente de Reuniões no ColorOS 13 para ajudar a aumentar a produtividade durante as reuniões online.

Ao detetar que está numa reunião online, o telemóvel aciona otimizações de rede adaptadas à circunstância para afetar mais recursos de rede a aplicações de reuniões online como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet.

Assim, garantindo uma ligação à Internet mais rápida e de maior qualidade durante reuniões importantes.

Entretanto, o Assistente de Reunião também minimizará as distrações, simplificando as notificações, incluindo a mudança de notificações regulares de faixas para notificações simplificadas de faixas com apenas conteúdo de texto de uma única linha.

4. Assistente de Reuniões

OPPO ColorOS 13

A ColorOS 13 também inclui funções melhoradas de privacidade e segurança. Numa altura em que partilhamos cada vez as mais as nossas vidas online, pode ser difícil gerir as informações que devem ser partilhadas ou não.

Daí a introdução por parte da OPPO do recurso Auto Pixelate na ColorOS 13. Este recurso assenta no modelo de algoritmo no dispositivo.

Auto Pixelate from #ColorOS13 will blur out profile photos and names in screenshots with one easy tap. Keep your sharing (and relationships 😅) secure 🔒#SmartandConnected pic.twitter.com/5RYzY0GCV9

— ColorOS (@colorosglobal) 7 de setembro de 2022

Em síntese, com apenas um clique, o Auto Pixelate pode reconhecer e pixelizar automaticamente informações confidenciais, tais como fotos de perfil e nomes em capturas de ecrã de chat no Facebook Messenger e no WhatsApp. Assim, facilitando a partilha das capturas de ecrã de forma privada e segura.

5. Auto Pixelate com a ColorOS 13

OPPO ColorOS 13

O novo Cofre Privado na ColorOS 13 vem com a adoção do amplamente utilizado Padrão Avançado de Encriptação, que mantém imagens, vídeos e outros arquivos encriptados e armazenados num diretório privado bloqueado.

Em simultâneo, os arquivos no Cofre Privado têm de ser desencriptados antes que serem partilhados ou transferidos, garantindo um nível extremamente alto de segurança dos seus dados confidenciais.

With upgraded AES on #ColorOS13, files are encrypted and stored in a private directory, which ensures higher security 🔒 Bonus points if you know what AES stands for 😜#smartandconnected pic.twitter.com/1OVzR3VuUl

— ColorOS (@colorosglobal) 8 de setembro de 2022

Além disso, os recursos de privacidade subjacentes ao sistema operativo Android 13 foram integrados na ColorOS 13 de forma a permitir uma segurança mais abrangente e completa.

Os dados copiados para a área de transferência podem ser eliminados automaticamente após um curto período, impedindo o acesso indesejado a informações pessoais por parte de aplicações de terceiros.

Na prática, ao ligar-se a uma rede Wi-Fi, não são pedidas autorizações de localização, assegurando assim que não será feita qualquer divulgação desnecessária dos seus dados de localização.

Aquamorphic Design from #ColorOS13 delivers movement that's dynamic yet comfortable - like ripples on the water.💧#smartandconnected pic.twitter.com/moHYUTzeFW

— ColorOS (@colorosglobal) 10 de setembro de 2022

Ademais, a ColorOS 13 também oferece mais opções como gestão de notificações, permitindo aos utilizadores minimizarem as interrupções provocadas por uma série de notificações indesejadas.

Por fim, a começar com o Find X5 Pro e Find X5, os utilizadores da marca em todo o mundo poderão desfrutar em breve da produtividade inteligente e da privacidade melhorada proporcionada pela ColorOS 13,

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.