Cientistas portugueses criam tecido que quanto mais transpiras, melhor cheira!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Uma equipa de cientistas portugueses da Universidade do Minho criaram um tipo de tecido (algodão modificado), que na sua essência, liberta um cheiro agradável quando em contacto com suor. Ou seja, quando mais transpirares, melhor vais cheirar!

Os cientistas portugueses desenvolveram duas formas distintas de modificar o tecido de algodão, para que libertasse um aroma de citronela sempre que entra em contacto com transpiração. Esta não é a primeira vez que são embebidos aromas em roupa, mas é pioneiro na sua libertação em contacto com suor.

Alternativas incluem a utilização de proteínas ou lipossomas

Esta é uma solução que certamente vai surpreender muita gente. Foi utilizada uma proteína, que é encontrada especificamente no nariz do porco. Graças às suas características únicas que permitem a sua ligação às moléculas do aroma, permite a sua fácil manipulação.

Além disso, usaram também um módulo de ligação a carboidratos, que faz a ligação ao algodão. Desta forma, tornou-se possível embeber o aroma da citronela no tecido, onde ficou inativo, até que entrasse em contacto com a solução ácida do suor.

A segunda opção, envolveu a utilização de um lipossoma para conseguir realizar a manipulação das moléculas do aroma, e realizar a sua integração no tecido.

Transpiração passa a ser sinónimo de fragrância fresca a citronela

Em ambas as situações, o resultado do contacto entre o tecido e transpiração é o mesmo, a libertação de um fresco aroma a citronela. No entanto, a utilização de diferentes componentes, resulta numa 'performance' distinta.

Se por um lado, a utilização da proteína resulta num forte libertar do aroma, quando é utilizado o lipossoma esta libertação é feita de forma mais suave e controlada.

Por fim, a utilização da citronela como aroma de eleição, traz ainda uma funcionalidade bónus. Este aroma tornou-se muito popular ao longo dos anos, não só pela sua fragrância semelhante ao limão, mas também pela sua de afastar mosquitos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Inteligência Artificial consegue detectar 11 emoções diferentes a partir de fotografias
  • Primeira televisão da Redmi poderá ser revelada em agosto
  • Conhece o microondas da Xiaomi que controlas pelo telemóvel!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.