Cientistas descobrem água congelada sob o solo de Marte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Instituto Smithsonian, nos EUA, partilhou recentemente mais uma descoberta importante na missão de exploração de Marte. Neste caso, descobriram várias porções de água congelada enterrada na superfície do equador deste planeta.

Os depósitos encontrados contam com uma espessura de 3,7 km e estão cobertos por uma dura crosta de cinzas. Falamos de uma quantidade de água suficiente para cobrir todo o planeta num oceano com uma profundidade entre os 1,5 m e os 2,7 m.

Blocos de água congelados foram descobertos para sonda Mars Express

As descobertas agora partilhadas com o mundo foram possíveis graças à veterana sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia. Esta encontra-se no planeta vermelho há sensivelmente 20 anos.

Marte água congelada
Créditos: Instituto Smithsonian

Thomas Watters, responsável pelo projeto, afirma que estas descobertas estão alinhadas com o expectável. "Curiosamente, os sinais de radar correspondem ao que esperamos ver nas camadas de gelo e são semelhantes aos sinais que vemos nas calotas polares de Marte, que sabemos serem muito ricas em gelo".

Esta não é a primeira vez que os cientistas encontram depósitos de água congelada sob a superfície de Marte. Contudo, uma das principais questões que se coloca é saber como aquela água foi lá parar.

O facto de esta água subterrânea ter sido encontrada no equador de Marte coloca a hipótese de o clima do planeta ter sido bem diferente no passado. Este gelo poderá ser resultado de uma variação caótica dos eixos dos polos do planeta ao longo dos anos.

"Esta última análise desafia a nossa compreensão do QFP e levanta tantas questões como respostas. Durante quanto tempo se formaram estes depósitos de gelo e como era Marte naquela altura?"

Em períodos de grande obliquidade, os polos de Marte posicionam.se mais perto do sol que o equador e assim possibilitam a formação de gelo neste local do planeta. Nesse caso, esse gelo poderia ter ficado soterrado por cinzas e poeiras até agora.

Em suma, temos aqui uma importante descoberta na exploração de Marte, mas que deixa bastante questões no ar. As respostas para as mesmas poderão ser importantíssimas para fazer cumprir o sonho de alguns em colonizar este planeta.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.