CHUWI RZBox: o novo e poderoso Mini PC com CPU Ryzen-9 4900H

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A CHUWI é bem conhecida e procurada pelos seus computadores, portáteis, tablets e, também, pelos Mini PC. Hoje, a fabricante chinesa apresentou o novo RZBox. Trata-se de um mini PC poderoso, equipado com o processador Ryzen 9 4900H da AMD.

O novo produto é uma autêntica proeza ao conseguir encaixar também até 64 GB de memória RAM num formato compacto. Aliás, o tamanho deste novo RZBox está mais próximo do de um smartphone como o Apple iPhone do que uma torre Windows.

O novo Mini PC CHUWI RZBox usa um dos melhores processadores da AMD

CHUWI Ryzen 9 4900H mini PC

Para quem está à procura de um novo mini-PC poderoso e compacto podemos apontar, com confiança, esta criação da CHUWI. Em particular devido ao facto de se utilizar o processador de gama alta da AMD que o torna significativamente mais rápido que muitas alternativas equipadas com chips Intel.

Muito embora o mercado dos mini PC's seja dominado, ainda, pelos produtos com CPU da Intel. Mais concretamente os NUC's desta fabricante, certo é que há cada vez mais e melhores alternativas. Agora, ficamos a conhecer mais uma destas boas alternativas na forma deste novo CHUWI RZBox digno de nota.

O produto começa a ser entregue a partir de outubro de 2021. Entretanto, há um giveaway a decorrer na página da marca onde podem habilitar-se a ganhar o novo computador compacto equipado com CPU da AMD.

O seu "coração" é o CPU Ryzen 9 4900H da AMD

CHUWI RZBox
Visão explodida com os principais componentes do RXBox.

O produto destaca-se sobretudo pelo CPU Ryzen 9 4900H da AMD. Trata-se de um processador com 8 núcleos e 16 threads com uma taxa de clock de até 4,4 GHz no modo turbo.

Temos também até 64 GB de memória RAM DDR4 e até 5 TB de armazenamento SSD NVME na versão máxima a completar as suas caraterísticas principais.

Note-se que neste mini PC não podemos trocar o CPU. No entanto, é possível configurar e fazer upgrades à memória RAM e armazenamento interno, tendo duas slots de memória e armazenamento M.2.

CHUWI RZBOX

Os gráficos estão acatados pela GPU Vega-8 a 7 nm, integrada na board. Esta é, potencialmente, a maior limitação do mini PC, apenas adequado para jogos mais leves. Não obstante, esta não será a sua tarefa ou função primordial, por norma.

Ainda de acordo com a Chuwi é possível chegar aos 55 fps no GTA V, 77 fps no CS:GO, 60 fps no NBA 2K21, 68 fps no Overwatch e 60 fps no Fortnite. Além disso, atinge os 57 fps no Apex Legends e 51 fps no PUBG. Já o Assassin's Creed Origins chega aos 30 fps.

Isto é, para um uso convencional de escritório e utilização típica deste produto, não sentirão nenhum entrave.

O CHUWI RZBox é compacto, bem construído e competitivo

CHUWI RZBOX
O aspeto geral do novo CHUWI RZBOX.

As dimensões do CHUWI RZBox são extremamente compactas. Estamos perante 18,79 x 17,78 x 6,10 centímetros de altura x largura x espessura. A construção é metálica (liga de alumínio) com diversas ranhuras para uma melhor refrigeração do produto.

Sintetizando, as suas dimensões não são muito distintas das de um iPhone 12, em altura, ao passo que são muito menores que as de uma torre Windows, o típico computador de secretária. De qualquer modo, este mini PC não abdica das portas e conetividades!

Notamos também que todo o sistema está construído em torno de um sistema de ventilação radial. Isto significa que a dissipação térmica deve ocorrer sem entraves tendo em conta o formato escolhido pela Chuwi.

A conetividade e refrigeração estão bem resolvidos neste mini PC Chuwi

CHUWI RZBOX
As principais portas e conetividades do CHUWI RZBOX.

Encontramos, na parte frontal deste mini PC 2 jacks de áudio, as entradas 3.5 mm. Temos ainda 1 porta USB-C e uma porta USB 2.0 na frente do computador.

Por outro lado, na traseira temos entradas Dual LAN, 1 porta Displayport, 1 porta HDMI 2.0, 2 portas USB 3.0 e 2 portas USB 2.0.

Em síntese, o computador está repleto de entradas, sobretudo tendo em consideração o seu formato reduzido.

O preço ainda não é conhecido, mas podem participar no Giveaway

Chuwi RZBOX

Por fim, não temos ainda informações exatas sobre o seu preço recomendado de venda ao púbico. Não obstante, já podem aceder à página e habilitar-se a ganhar um computador no giveaway.

A iniciativa já está ativa caso queiram tentar a sorte, além de conhecer melhor o produto.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.