Cartão de memória no Android: continua mesmo a ser preciso?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os cartões de memória são aquilo a se pode chamar uma faca de dois gumes. Uns adoram-nos, pela sua possibilidade de extensão de memória. Outros, por seu turno, não lhe veêm grande utilidade. Nos iPhone tal não acontece, mas é recorrente vermos dispositivos Android com entrada para cartão microSD.

Recentemente, duas notícias fizeram com que se falasse deste tema. Em primeiro lugar, foram lançados os microSD de 1TB.

No meio disto tudo, cada vez mais vemos as versões base de dispositivos gama-média a cifrarem-se nos 64GB de memória interna. Algo que, neste momento, é mais que suficiente para grande parte dos utilizadores. Até porque existem aplicações como o Google Fotos ou o Spotify.

Os cartões de memória são mais lentos que a memória interna

A verdade é que quem vos escreve este artigo não é grande fã de cartões de memória no smartphone. Além de serem mais lentos que a memória interna, têm boas possibilidade de se corromperem, algo que não me agrada minimamente.

Depois, vivemos em tempos em que a memória interna, começando nos 64GB é mais que suficiente. No meu caso, as fotografias e os vídeos vão para o Google Fotos. A música oiça-a no Spotify Premium. A memória fica praticamente cingida ao sistema, aplicações e alguns ficheiros de trabalho.

Cada vez menos precisamos de cartão de memória no smartphone

No final das contas acabo por preencher metade da memória do smartphone. É óbvio que com o tempo as aplicações vão ficando maiores, mas presumo que o armazenamento das versões base vá acompanhar essa tendência.

Vejo a utilidade dos cartões microSD no smartphone em casos específicos, claro. Contudo, não sendo propriamente fã e vendo a memória interna a aumentar, não lhes vejo grande necessidade.

Ainda assim, não vejo problema nenhum em os dispositivos darem essa opção ao utilizador. Tal como lhe dão a possibilidade de ter mais memória interna, deve poder expandi-la, caso queira, via microSD. Embora eu não use, é melhor ter essa possibilidade do que não ter. E cada utilizador fará a sua escolha.

Editores 4gnews recomendam:

O smartphone dobrável da Xiaomi está mesmo a caminho!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.