Já chegou a nova versão do Cartão de Cidadão. A partir desta terça-feira, dia 11 de junho, já podes obter o teu documento identificativo com as novas atualizações, das quais se destaca o sistema contactless, por exemplo.
De acordo com o Ministério da Justiça, em nota à Lusa, o primeiro documento atualizado será entregue hoje. Como o governo português chegou a referir, é um sistema “mais completo, mais seguro, mais digital” e inovador.
A atualização para contactless corresponde a novas legislações europeias
O que salta mais à vista é o contactless, que permite facilitar o processo de leitura dos dados do cartão. Esta modalidade de funcionamento vai ao encontro de uma nova lei europeia, que visa tornar este tipo de documentos mais seguros.
Segundo a mesma fonte, este “vai poder ser usado como título de transporte em todo o país” e serve ainda para te autenticar em certos serviços. Imagina que vais assistir a um espetáculo: será possível associar bilhetes eletrónicos (via Diário de Notícias).
Apesar das melhorias tecnológicas, continua a tratar-se de um cartão físico. Ainda assim, o que se destaca mais nesta nova versão é a presença do digital. O novo Cartão de Cidadão tem mais de 30 recursos de segurança, tanto física como digital.
A fotografia do titular do documento será maior
Tanto assim é que o Ministério afirma que se trata de um dos documentos mais seguros do mundo. Em termos estéticos, também podemos destacar o aumento das dimensões da fotografia do Cartão de Cidadão.
Assim, pretende-se identificar com maior facilidade a pessoa em questão. Já o chip, que costumávamos ver na frente do documento, vai estar na parte de trás.
Por fim, mas não menos importante, realça-se ainda que o novo Cartão de Cidadão visa controlar as fronteiras de forma mais segura. Desta forma, torna-se mais difícil para agentes maliciosos falsificarem a documentação pessoal.