Cartão de Cidadão e Carta de Condução no telemóvel já têm o mesmo valor de cartões físicos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A mais recente atualização legislativa é um passo importante para a simplificação e modernização do dia a dia dos portugueses. Graças à alteração à Lei 19-A/2024, agora, ao usares a aplicação móvel id.gov.pt, a tua carta de condução e o cartão de cidadão armazenados digitalmente têm o mesmo valor legal dos documentos físicos.

Imagina teres todos os teus documentos importantes num único lugar, acessíveis com uns toques no teu smartphone. É exatamente isso que a aplicação id.gov.pt permite. Esta carteira digital permite-te guardar, consultar e partilhar os dados dos teus documentos de identificação de forma segura e prática.

Agora pode levar os seus documentos de identificação para onde quer que vá, com a mesma validade legal dos documentos físicos! ✅Com o https://t.co/3R1sJimbDH, tem acesso aos seus documentos digitais, no smartphone, tablet ou computador.📲Disponível na AppStore ou Google Play. pic.twitter.com/4VSwAuqpr7

— ama.gov.pt (@ama_gov_pt) 8 de fevereiro de 2024

Como funciona a app id.gov.pt

Para adicionar documentos à tua carteira digital na app id.gov.pt, precisas apenas de uma Chave Móvel Digital ativa. Depois, é possível adicionar uma variedade de documentos emitidos pelo Estado Português, incluindo o Cartão do Cidadão, a Carta de Condução, o Documento Único Automóvel (DUA), ou até o cartão de saúde da ADSE para os funcionários públicos.

A segurança é uma prioridade para a aplicação id.gov.pt. Todos os documentos digitais são autenticados através da Chave Móvel Digital. Isto garante que a imagem reproduzida no teu dispositivo é autêntica e certificada. Isso significa que, quando apresentas os teus documentos digitais, eles têm o mesmo valor jurídico e probatório dos documentos físicos originais.

Perante este cenário, se já usas a id.gov.pt, terás agora mais segurança para sair de casa sem a carteira.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.