Carregamento popular do iPhone vai chegar finalmente aos smartphones Pixel e Samsung

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em 2020 que a Apple trouxe para o iPhone a tecnologia de carregamento sem fios MagSafe. A sua principal vantagem é o seu alinhamento magnético que permite que o smartphone fique perfeitamente alinhado com o carregador.

Mais de 4 anos depois, eis que o mercado Android começa a adotar uma solução semelhante. E as primeiras fabricantes a trazer essa tecnologia para os seus smartphones serão a Samsung e a Google, já em 2025.

Samsung e Google vão usar tecnologia de carregamento sem fios Qi2

Vários rumores já davam conta de que os Samsung Galaxy S25 chegariam com carregamento sem fios Qi2. Agora, a confirmação da presença dessa tecnologia chega da Wireless Power Consortium, entidade que regular o mercado do carregamento sem fios.

iPhone MagSafe

Através de um comunicado à imprensa, um responsável desta entidade revela que também a Google implementará esta tecnologia nos smartphones Pixel. Espera-se que mais fabricantes Android sigam este exemplo no futuro.

"Estamos entusiasmados por ter essas grandes fabricantes de Android comprometidas em entregar a experiência Qi2 aos seus clientes. Isso acelerará a implantação do Qi2 em geral, mas também as soluções Qi2 para infraestrutura pública e interiores de automóveis. Isso dará às empresas mais confiança para investir na implantação do Qi2."

Para quem não souber, uma das principais vantagens do carregamento sem fios Qi2 são as suas velocidades de carregamento superiores. Além disso, este padrão é mais eficiente que o Qi atualmente usado pelas fabricantes Android.

A tecnologia Qi2 foi apresentada pelo Wireless Power Consortium no início de 2023 no âmbito da feira de tecnologia CES. Volvidos dois anos, eis que a entidade se mostra orgulhosa de anunciar que duas das principais fabricantes do mercado vão apostar seriamente neste padrão de carregamento.

No caso dos Samsung Galaxy S25, segundo os rumores conhecidos, o carregamento sem fios Qi2 não será nativo. Isto significa que os utilizadores terão de comprar uma capa especial para poderem usufruir desta tecnologia.

Relativamente aos planos da Google para este método de carregamento, ainda não sabemos nada. Tais informações deverão ser reveladas futuramente, conforme nos aproximarmos da apresentação dos Pixel 10.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.