Canonical anuncia primeiros parceiros, sendo um deles a Portugal Telecom

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Canonical anuncia ontem, 19 de Fevereiro, que assinou acordos com os fabricantes de equipamentos móveis BQ (www.bq.com) (Espanha) e Meizu (China) para trazer smartphones do Ubuntu para os consumidores a nivel global. Canonical está a trabalhar com estes parceiros a fim de enviar os primeiros equipamentos com Ubuntu com mais recente hardware ainda em 2014. O Ubuntu também recebeu um apoio significativo das maiores operadoras do mundo, alguns dos quais pretendem trabalhar com parceiros OEM para trazer os telefones para o mercado ainda este ano.

Os equipamentos estarão disponíveis para compra on-line através da página bq, Meizu e em Ubuntu.com.

O Ubuntu introduz um novo paradigma de interface do utilizador para dispositivos móveis, colocando os conteúdos e serviços no centro da experiência, em vez de escondê-los por trás de lojas e apps. Isto dá aos consumidores uma maneira fresca e rica de se envolver com os seus vídeos favoritos, músicas e outras atividades móveis. Significa, também, que os OEMs e as operadores têm oportunidades de personalização sem precedentes, com um kit de ferramentas UI comum, o que permite equipamentos com a seu próprio interface e sem fragmentação da plataforma.

A Meizu é uma das fabricantes de smartphones da China mais bem sucedidos e de alto nível, com mais de 1.000 funcionários, 600 lojas e uma presença global na China, Hong Kong, Israel, Rússia e Ucrânia. Em janeiro, a companhia anunciou a sua estratégia de expansão para outros mercados internacionais, bem como para enviar telefones para os Estados Unidos no final de 2014 e Ubuntu vai ser uma parte fundamental dessa expansão. A Meizu projeta e vende telefones que são caracterizados polo design leve, confortável, bem como facilidade de uso e funcionalidade.

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical e Ubuntu, acrescenta que "O setor de telefonia móvel tem ido à procura de uma alternativa viável para aqueles que reinam hoje. O Ubuntu coloca o controlo de volta nas mãos dos nossos parceiros e apresenta uma plataforma atrativa para os consumidores, oferecendo uma experiência que o destaca do Android e do iOS e proporciona uma experiência de conteúdo rico e fluido para todos. "

Operadoras e grandes empresas do setor que a Canonical tem envolvido têm demonstrado o seu apoio para o Ubuntu como um sistema operativo alternativo para o mercado móvel. Até à data, o Grupo Consultivo portador do Ubuntu tem 16 membros , incluindo Vodafone, EE, T-Mobile EUA, Três Group, Deutsche Telekom, Verizon, Telstra e Portugal Telecom. A Canonical também está a trabalhar com uma amplitude de parceiros ISV (Independent software vendor), incluindo The Weather Channel, GrooveShark, Evernote e muitos mais, por forma a proporcionar melhores aplicativos e serviços para o Ubuntu.

Não se esqueça de ver Meizu pode vir a revolucionar a industria móvel, artigo onde consta um vídeo do Meizu MX3 a correr o Ubuntu Touch

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.