Calculadora do iPhone esconde um segredo que muitos não sabem

Bruno Coelho
3 comentários

Certamente já utilizaste algum equipamento para apenas anos depois descobrires uma característica que não sabias que estava lá. E se para muitos é óbvio que o iPhone “esconde” uma calculadora científica, para outros isso parece ser novidade.

Se tens um iPhone, é bem provável que já tenhas usado a sua calculadora. E quando colocas o equipamento em modo paisagem, ficas com uma verdadeira calculadora científica. Já sabias? O pessoal do The Verge nem por isso.

that glimpse of an alternate universe vibe when you turn your iPhone sideways and all of a sudden it’s a scientific calculator pic.twitter.com/PNxLVpXRAS

— J.R. Carpenter (@jr_carpenter) 23 de dezembro de 2020

A publicação acaba por justificar a descoberta de uma funcionalidade que existe no iOS há muito tempo, com um pequeno pormenor. Tal como muitos utilizadores, o autor tem o equipamento permanentemente em modo retrato.

Calculadora científica chegou ao iPhone com o iOS 2.0

Este modo acaba por adicionar funcionalidades como parêntesis ou exponentes, e existe nestes equipamentos desde 2008. É bom ter em conta que é uma funcionalidade lançada primeiramente no iOS 2.0.

Outro pormenor importante é que, se fores à página da App Store da Calculadora, tens uma captura de ecrã a mostrar a calculadora científica. Mas tal como refere o The Verge, como esta vem pré-instalada nos equipamentos, acaba por não ser propriamente uma página onde se vá na App Store.

Embora o seja para o The Verge, esta não é uma novidade para vários utilizadores. Não é apenas no iOS que este tipo de funcionalidade é comum, sendo prática das apps de calculadora mais populares na indústria mobile.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.