Cães-guia baseados em IA podem ser uma realidade em breve

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

E da China chegam notícias bastante animadoras. Um grupo de investigadores da Universidade Politécnica do Noroeste acabam de anunciar um avanço significativo num modelo de grande linguagem de inteligência artificial.

Os resultados agora alcançados estão a ser aplicados ao desenvolvimento de um cão guia baseado em IA que pode ajudar milhões de pessoas com incapacidades visuais.

Cães-guia, baseados, em IA vão ser capazes de interagir com seres humanos

imagem alusiva a um cão robô com IA
Investigadores chineses estão a avançar em novas formas para ajudar as pessoas com incapacidade visual Imagem gerada por IA Microsoft Designer

O grupo de investigadores chineses desvendaram já um pouco do que podemos esperar ver nestes novos cães-guia, baseados em tecnologia de Inteligência Artificial. De acordo com as informações divulgadas, estes quatro patas IA vão ser capazes de interagir com seres humanos, compreender instruções e até mesmo falar com pessoas.

Um dos investigadores associado a este projeto, Sun Zhe, esclareceu que “estes cães-guia baseados em tecnologia de Inteligência Artificial podem fornecer uma navegação mais segura e conveniente, melhorando efetivamente a qualidade de vida da pessoa invisual”.

O treino de um cão-guia tradicional geralmente tem a duração de dois anos e um custo situado nos milhares de euros. Depois deste treino, o animal e o futuro dono têm ainda de passar por um período de adaptação de vida em comum.

Esta investigação, no futuro, pode reduzir custos e tempo no treino de companhia especializada e totalmente direcionada para pessoas com incapacidades visuais.

Este projeto conta com a colaboração entre a Universidade Politécnica do Noroeste e o Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial da China Telecom.

Para já, está ainda numa fase de laboratório e, de acordo com a equipa envolvida, existem ainda alguns desafios a superar antes de passar para uma fase mais próxima de massificação da tecnologia.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt