Cache no Browser: O que é e porque o deves limpar?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O cache está introduzido nas nossas vidas de uma forma muito discreta. De uma forma muito simples vou-te explicar para que serve o cache e porque o deves limpar agora mesmo.

O cache no browser é uma das razões pela qual o nosso computador parece abrir os sites que mais gostamos de uma forma mais rápida. De uma forma simples, o browser guarda alguma informação das páginas que acedes para que na próxima vez que entres nessa página o acesso seja mais rápido.

Vê ainda: Chega de rumores: Galaxy J7 (2017) é apresentado como Galaxy Wide 2

Mas nem tudo é bom no cache. Vamos falar no caso da 4gnews por exemplo! Para além do cache do teu browser, também o nosso website, ou mesmo a tua conexão à internet, guarda cache. Ou seja, todos andam a guardar um pouco de informação aqui ou ali para fazer com que a tua conexão seja feita de uma forma mais natural.

Muitos problemas são resolvidos com uma simples limpeza!

A esta hora os nerds estão aqui furiosos a ler este artigo, porque cache é bem mais do que algo tão simples, mas para já, e se não és um nerd, precisas apenas de saber que o cache guarda pedaços de memória dos websites visitados para te servir internet de uma forma mais rápida.

Na 4gnews tivemos alguns problemas há uns tempos de cache. O nosso website estava a guardar demasiado cache e não fazia atualização das notícias para todos que acediam a "4gnews.pt" e entravam na homepage. Depois de mudarmos de servidores, parece que tudo está como devia, mas ainda há necessidade de limpar caches no teu computador.

Mas porque é que deves limpar o cache no browser?

Quando referi que este tipo de característica guarda memória dos websites que visitas, quis referir ainda que esta memória é guardada algures no teu computador. Assim sendo, se tens uma máquina não tão poderosa, sentirás que depois de limpares os caches sentirás uma pequena diferença de performance.

Tecnicamente os websites vão demorar mais um segundo ou outro a abrir pela primeira vez, isto porque estão a voltar a guardar esta nova informação para te fornecer na próxima visita.

Não me perguntes porquê, mas o cache é um "bicho complicado", às vezes fica confuso com o que se passa ao seu redor. Assim sendo, em certas alturas se te deparares com websites que não te fornecem imagens completas ou não são atualizados na primeira página (tal como aconteceu com o nosso), ou qualquer outra situação que te pareça estranha na navegação, significa que está na hora de fazeres uma limpeza desse lado.

Imagina que sempre que sais de casa trazes uma lembrança do passeio que deste, nem que este tenha sido feito ao café da esquina. Chegará certo momento em que a tua casa está cheia de tralha que não precisas.

Como deves limpar o cache no browser!

É bastante simples na verdade! Se utilizares Chrome, seja no PC ou smartphone, basta saltares nos 3 pontinhos do canto superior direito e clicares "definições". À esquerda superior vais visualizar: "Extensões" e "Definições" clicas em "Definições".

Logo abaixo encontrarás "Mostrar definições avançadas", clicas e logo verás "limpar informação de browser" (Clear browsing data).

Depois só tens de selecionar aquilo que queres. Podes também limpar o histórico, mas se preferires apenas os caches, basta selecionares "Imagens e ficheiros em cache" e clicar e confirmares no botão abaixo.

Todos os browsers são um pouco diferentes. No Safari terás de ativar nas definições a possibilidade de ver a opção "desenvolvedor" e só depois limpar os caches.

Com isto tudo ficará resolvido, pelo menos por uns tempos!

Mal faças esta limpeza, teoricamente tudo ficará resolvido. Se quiseres ser um pouco mais "hardcore" podes sempre desligar e ligar o teu router de internet, o que fará que limpe também as caches nele armazenado.

O cache no browser é uma boa invenção, mas também uma enorme dor de cabeça se algo não correr como esperado. Felizmente esta dor de cabeça é uma simples limpeza e tudo ficará como deveria ficar.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 3T tem os dias contados, confirma a OnePlus

Galaxy Note 8: possível painel frontal do equipamento é revelado

Sony revoluciona televisão e fotografia: vem conhecer as jóias da coroa

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.