As burlas através de mensagens escritas não são propriamente uma novidade. Mas os burlões melhoram cada vez mais as suas técnicas, com o objetivo de tentar ludibriar utilizadores mais desatentos. Assim acontece com a mais recente SMS que anda a circular no nosso país.
Pelas redes sociais são vários utilizadores que, na última semana, se queixam de ter recebido uma mensagem claramente fraudulenta. Esta avisa o utilizador de que tem uma mensagem de voz e chega com um link no final.
Quando recebemos uma mensagem de voz no smartphone, basta simplesmente digitar o número da operadora designado para o efeito. Pelo que este link é imediatamente de desconfiar. Mas para onde redireciona os utilizadores?
Não cliques no link desta SMS
Este link é resultado de um ataque concertado às operadoras. Ao abri-lo no teu smartphone Android, vai pedir para instalar uma app que começa a enviar SMS ou MMS para destinos nacionais e internacionais sem o teu consentimento.
Como é óbvio, isto só vai acontecer se tiveres a instalação de aplicações de fora da Google Play Store ativada. E uma vez que no iPhone não é permitido instalar aplicações de fora da loja oficial da Apple, não deves correr perigo.
O conselho, em qualquer dos casos, é que apagues a SMS e bloqueies e denuncies o número. Esta enquadra-se no conceito de "smishing", onde o utilizador recebe mensagens de texto fraudulentas, ao invés de emails (phishing).
Editores 4gnews recomendam: