Bug no Instagram causou problemas de funcionamento no iMessage

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que muitos utilizadores do iMessage se queixavam no Reddit que os links do Instagram não eram reconhecidos pela plataforma de mensagens. Ainda que possa parecer pouco importante, esta falha estava a irritar muitos utilizadores.

Basicamente, sempre que era partilhado um link para uma publicação no Instagram, quem recebia a mensagem via apenas o link, não criando o habitual cartão de pré-visualização. Curiosamente, este era um problema que apenas acontecia com links do Instagram, não havendo problemas a partilhar links do Twitter, Facebook ou qualquer outra plataforma.

No entanto, os links do Instagram não apresentavam problemas de partilha em outras plataformas. Apesar da Apple não ter comentado este problema, as suas linhas de orientação para programadores salientam ser responsabilidade dos mesmos garantir que os seus links "cooperam" com o iMessage.

Por isso, tudo indicava que a responsabilidade deste problema acabaria por recair sobre o Instagram.

Instagram já admitiu que um bug na sua plataforma causava problemas no iMessage

Após terem sido questionados pela equipa do Mashable, uma investigação feita por uma das equipas de programadores do Instagram confirmou existir de facto um bug no código da rede social.

"Este problema é causado por um bug e, trabalhamos ativamente na sua resolução para que a partilha de links do Instagram no iMessage volte ao normal.", afirmou um representante da rede social.

No entanto, a equipa do Mashable não ficou satisfeita com a justificação apresentada pela rede social e, decidiram consultar uma equipa de investigação de segurança, Mysk. Através de uma rápida investigação, concluíram que parece pouco provável que este acontecimento se deva a um bug.

Basicamente, quando o iMessage abre o link para procurar a necessária metadata para a criação do cartão de pré-visualização, é redirecionado para a página de login do Instagram. Esse é o único motivo que causa este problema. Para que tudo volte ao normal, a equipa de programadores do Instagram precisa apenas de colocar o redirecionamento corretamente, tal como acontece para as restantes plataformas.

Por isso, fica no ar a possibilidade da justificação ter sido apenas uma "desculpa esfarrapada" e que esta decisão foi tomada devido a outros motivos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook proíbe notícias dos 'media' em resposta a nova lei da Austrália
  • Telegram: como impedir que o teu contacto seja descoberto
  • Facebook volta a ser multado por enganar utilizadores da rede social
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.