Brave Search: novo motor de busca foca-se na privacidade e quer ser alternativa ao Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A quem possa estar à procura de um novo motor de busca damos agora a conhecer o Brave Search. Criado pela empresa responsável pelo navegador homónimo, é apresentado como uma nova alternativa ao Google, focado na privacidade do utilizador.

O lançamento desta nova ferramenta enquadra-se na intenção previamente expressada pela Brave em fazer frente à Google, querendo dotar os utilizadores de novas formas de navegar pela Internet. No seu cerne temos tecnologia criada pela empresa Tailcat.

O Brave Search é o novo motor de busca da Brave

Brave Motor de busca

É a concretização dos planos anunciados em finais de março. Com efeito, seria aí que a Brave anunciaria a aquisição da empresa Tailcat e respetiva tecnologia para desenvolver um novo motor de busca. Desde então, trabalhariam para o tornar numa nova ferramenta ágil e focada na privacidade do utilizador.

"Seja para os atuais utilizadores do browser Brave que queriam aumentar a sua privacidade e proteção online com esta solução integrada tudo-em-um da Brave, ou novos utilizadores que queiram um novo motor de busca focado na privacidade, agora podem tirar partido do Brave Search, em fase beta", aponta a empresa na mais recente publicação do seu blog.

"O Brave Search é construído sob um novo índex da completamente independente, não rastreando os utilizadores, as respetivas pesquisas, nem os seus cliques". A tónica deste novo produto é bem clara, uma alternativa à Google focada na privacidade.

Se procuras um motor de busca mais privado, esta é a alternativa à Google

Brave Browser

Segundo a empresa, mais de 100 000 pessoas já se inscreveram no programa beta para ter acesso ao Brave Search. Mais ainda, a empresa fez saber que atualmente existem mais de 32 milhões de utilizadores ativos do seu navegador homónimo.

A publicação aponta ainda os sete princípios que regem o modus operandi da Brave em todos os seus produtos. Em particular, o seu novo motor de busca enquanto alternativa à dominância da Google.

  1. Privacidade: não há lugar a rastreamento ou construção do perfil do utilizador
  2. Utilizador em primeiro lugar: a pessoa está sempre em primeiro lugar, não as plataformas de publicidade e agências de marketing.
  3. Independência: A Brave tem o seu índex de pesquisa para dar resposta às questões mais comuns, de modo privado, sem depender de outros fornecedores.
  4. Escolha: em breve, o motor de busca terá uma modalidade paga, sem anúncios e uma modalidade grátis, suportada por anúncios.
  5. Transparência: sem métodos secretos para algoritmos ou resultados enviesados e viciados. Muito em breve terão modelos aplicados com base na opinião da comunidade (fonte aberta) para garantir a diversidade de resultados e assim evitar quaisquer inquinações que pudessem ser perpetrada pelos algoritmos.
  6. Simplicidade: a integração de topo entre o navegador e o motor de busca não perigará a privacidade do utilizador. Aliás, providenciará até a personalização do navegador e resultados da pesquisa com base no tipo de utilizador.
  7. Abertura: a pesquisa Brave (Brave Search) poderá, em breve, alimentar outros navegadores.

Entre os pontos a reter está a referência ao algoritmo de indexação próprio a ser desenvolvido pela Brave. Há também contributos anónimos pela sua comunidade para refinar e melhorar os resultados apresentados pela pesquisa, sem se inspirarem no Google ou no Bing.

O motor de busca já está operacional

Brave motor de busca

Em síntese, estamos perante uma nova alternativa aos motores de busca mais famosos como o Google, DuckDuckGo ou Yandex. É também importante frisar que na versão beta o Brave não apresentará anúncios aos utilizadores.

No entanto, terá posteriormente dois planos, um gratuito e sustentado em publicidade e outro pago, isento de publicidade. De qualquer modo, continuará a aplicar o seu modelo em que remunera anonimamente a publicidade com a criptomoeda BAT.

Por fim, qualquer utilizador interessado já pode socorrer-se do motor de busca. Basta seguir a ligação "search.brave.com" através do navegador no computador, ou das aplicações Brave para as diversas plataformas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.