Boas notícias para a Europa: Samsung Galaxy S23 vai chegar apenas com um processador

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente surgiu o rumor de que a série Galaxy S23 da Samsung ia abandonar a integração do processador Exynos nos modelos do mercado europeu.

Agora a ideia ganha força com declarações do CEO da Qualcomm que afirma que a fabricante "está a caminho de ser o fornecedor exclusivo de chips para smartphones e tablets Galaxy".

Qualcomm pode ser o fornecedor exclusivo de processador para todas as séries Galaxy da Samsung

Samsung Galaxy S22
Todos os modelos da série Samsung Galaxy S22 foram disponibilizados no mercado europeu com o chip Exynos 2200, proprietário da marca Crédito@Samsung

Recentemente, o analista Ming-Chi Kuo avançou que a Qualcomm poderia vir a tornar-se o fornecedor exclusivo de processadores para a próxima série Galaxy S23 da Samsung. A mesma fonte adiantava que a série topo de gama iria contar já com o chip Snapdragon 8 Gen 2.

Agora, Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm veio reforçar esta ideia numa sessão de perguntas e respostas com a comunicação social, durante uma conferência sobre os resultados financeiros trimestrais da fabricante.

De acordo com o responsável máximo da Qualcomm, a fabricante poderá estar a caminho de ser o fornecedor exclusivo de processadores para o universo Galaxy da Samsung. Amon esclareceu os jornalistas de que na série Galaxy S22, o chip Qualcomm está integrado em 75% dos terminais, mas que esse número vai aumentar para a geração S23 e outras que se seguirão.

Cristiano Amon vai mais longe, garantindo que o acordo entre as duas empresas é bastante significativo e que as duas marcas estão bastante próximas.

E, nas palavras do responsável máximo da Qualcomm, este acordo pode estender-se a outras áreas da Samsung. Afirma Amon que: "além dos smartphones Galaxy, o acordo inclui PCs, tablets, realidade aumentada e muito mais. Também concordamos com uma extensão de sete anos do nosso contrato de licença de patente com a Samsung, levando a licença até ao fim de 2030 com os mesmos termos de royalties. A extensão abrange tecnologias e dispositivos 3G, 4G e 5G e também incluirá futuros padrões e produtos 6G".

Samsung Galaxy S23 pode chegar à Europa com Snapdragon 8 Gen 2

Perante tais declarações, pelo menos a próxima série de smartphones Galaxy S23 pode (finalmente) chegar à Europa equipada com um chip Qualcomm – mais especificamente, o Snapdragon 8 Gen 2 que deverá ser apresentado no final deste ano.

Esta decisão da Samsung pode estar relacionada com o baixo desempenho que o chip Exynos 2200 em relação a outros chips, posicionados no mesmo segmento, onde se inclui o Snapdragon 8 Gen 1 – apesar de este último ter também registado algumas questões com a temperatura.

De acordo com rumores anteriormente divulgados o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 será baseado no processo de fabrico de 4 nm da TSMC, o que lhe permite fornecer uma maior eficiência no consumo de energia e espera-se temperaturas mais baixas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt