Banido do WhatsApp sem saber porquê? Esta pode ser a razão!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp é a aplicação de mensagens e plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo, sendo usado por mais de dois mil milhões de pessoas. É tido como opção segura para falar com a família e amigos graças à encriptação de ponta a ponta.

Ao mesmo tempo, é uma solução conveniente e repleta de funções úteis, fatores que também ajudaram este serviço a crescer. No entanto, a plataforma detida pelo grupo Facebook também tem feito várias manchetes pelas piores razões nos últimos meses.

Alguns utilizadores são banidos do WhatsApp sem saber porquê

Após termos dado a conhecer uma falha de segurança que permite, sem grande dificuldade, suspender a conta de um utilizador, damos agora conta de uma tendência preocupante. Há mais utilizadores a apontarem um bloqueio da sua conta de WhatsApp.

Para a sintomática apontada existem algumas explicações, também já apontadas pela plataforma, para o bloqueio da conta de utilizador sem razão aparente. Note-se que este bloqueio pode ser temporário (suspensão) ou definitivo (encerramento da conta).

O motivo mais comum é a utilização de uma versão do WhatsApp não suportada. A mais recente sendo o "WhatsApp 2", versão que tem sido divulgada nas redes sociais e já denunciada pela própria empresa como app não oficial / não suportada.

Não devem ser usadas apps de terceiros para "modificar o WhatsApp"

Existem diversas versões alteradas do WhatsApp que permitem personalizar diversos aspetos da plataforma, no entanto, a empresa faz saber que a utilização destas apps pode resultar no bloqueio, suspenso e em última instância, encerramento da conta.

A tecnológica não reconhece a autenticidade, nem suporta, a utilização de versões não aprovadas da aplicação de mensagens. Aliás, considera as mesmas como nefastas e enquadradas no comportamento de violação dos seus termos de serviço.

Com efeito, a WhatsApp Plus e GB WhatsApp são especificamente mencionadas pela plataforma de comunicação. Em ambos os casos, o uso destas versões alteradas é tido como abusivo e resultará na aplicação de um bloqueio temporário, ou definitivo à conta.

Sublinhamos que para o utilizador destas versões não oficiais resultará uma restrição temporária. Caso este não mude para uma versão oficial da app WhatsApp, o bloqueio passa a definitivo, sendo a conta encerrada pela empresa.

O envio em massa de mensagens também resulta no bloqueio do WhatsApp

Outro dos cenários e comportamentos passíveis de bloqueio pelo WhatsApp é o envio de mensagens em massa, ou disparos em massa. Note-se que a plataforma não ter um número específico, ou limite concreto para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para os vários contactos.

No entanto, há limites aplicados para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para um contacto. Portanto, caso o utilizador ultrapasse esta barreira imposta pela plataforma, o mesmo será sinalizado e pode ser bloqueado pela app.

Vale ainda frisar que o WhatsApp detetará quando um contacto efetuar envios em massa para diferentes números. Instância em que também serão aplicadas medidas corretivas à conta em questão, podendo resultar no bloqueio da conta.

Estas são as duas causas mais comuns para alguém ser banido do WhatsApp. O uso de versões não oficiais e/ou alteradas, bem como o abuso dos envios de mensagens em massa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: especificações reveladas para o smartphone gaming da Redmi
  • Google Chrome: browser tem nova opção incrivelmente útil a caminho!
  • Tesla: carros elétricos com Autopilot ativo são até 10x mais seguros
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.