Banido do WhatsApp sem saber porquê? Esta pode ser a razão!

Rui Bacelar
1 comentário

O WhatsApp é a aplicação de mensagens e plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo, sendo usado por mais de dois mil milhões de pessoas. É tido como opção segura para falar com a família e amigos graças à encriptação de ponta a ponta.

Ao mesmo tempo, é uma solução conveniente e repleta de funções úteis, fatores que também ajudaram este serviço a crescer. No entanto, a plataforma detida pelo grupo Facebook também tem feito várias manchetes pelas piores razões nos últimos meses.

Alguns utilizadores são banidos do WhatsApp sem saber porquê

Tentando entender de onde vocês tiraram essa história doida de WhatsApp 2 pic.twitter.com/Ktvgyu3wjQ

— WhatsApp (@WhatsApp) 23 de março de 2021

Após termos dado a conhecer uma falha de segurança que permite, sem grande dificuldade, suspender a conta de um utilizador, damos agora conta de uma tendência preocupante. Há mais utilizadores a apontarem um bloqueio da sua conta de WhatsApp.

Para a sintomática apontada existem algumas explicações, também já apontadas pela plataforma, para o bloqueio da conta de utilizador sem razão aparente. Note-se que este bloqueio pode ser temporário (suspensão) ou definitivo (encerramento da conta).

O motivo mais comum é a utilização de uma versão do WhatsApp não suportada. A mais recente sendo o "WhatsApp 2", versão que tem sido divulgada nas redes sociais e já denunciada pela própria empresa como app não oficial / não suportada.

Não devem ser usadas apps de terceiros para "modificar o WhatsApp"

Nada fica entre você e sua privacidade. As conversas com empresas são opcionais e claramente identificadas no app. Você está sempre no controle. Para mais informações, por favor ler: https://t.co/ecMg2nis9N pic.twitter.com/aVqglKwuqs

— WhatsApp (@WhatsApp) 18 de fevereiro de 2021

Existem diversas versões alteradas do WhatsApp que permitem personalizar diversos aspetos da plataforma, no entanto, a empresa faz saber que a utilização destas apps pode resultar no bloqueio, suspenso e em última instância, encerramento da conta.

A tecnológica não reconhece a autenticidade, nem suporta, a utilização de versões não aprovadas da aplicação de mensagens. Aliás, considera as mesmas como nefastas e enquadradas no comportamento de violação dos seus termos de serviço.

Com efeito, a WhatsApp Plus e GB WhatsApp são especificamente mencionadas pela plataforma de comunicação. Em ambos os casos, o uso destas versões alteradas é tido como abusivo e resultará na aplicação de um bloqueio temporário, ou definitivo à conta.

Sublinhamos que para o utilizador destas versões não oficiais resultará uma restrição temporária. Caso este não mude para uma versão oficial da app WhatsApp, o bloqueio passa a definitivo, sendo a conta encerrada pela empresa.

O envio em massa de mensagens também resulta no bloqueio do WhatsApp

Outro dos cenários e comportamentos passíveis de bloqueio pelo WhatsApp é o envio de mensagens em massa, ou disparos em massa. Note-se que a plataforma não ter um número específico, ou limite concreto para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para os vários contactos.

No entanto, há limites aplicados para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para um contacto. Portanto, caso o utilizador ultrapasse esta barreira imposta pela plataforma, o mesmo será sinalizado e pode ser bloqueado pela app.

Vale ainda frisar que o WhatsApp detetará quando um contacto efetuar envios em massa para diferentes números. Instância em que também serão aplicadas medidas corretivas à conta em questão, podendo resultar no bloqueio da conta.

Estas são as duas causas mais comuns para alguém ser banido do WhatsApp. O uso de versões não oficiais e/ou alteradas, bem como o abuso dos envios de mensagens em massa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.