Auracast vai revolucionar a forma como ouves música através de Bluetooth

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O grupo Bluetooth SIG, que regula este método de ligação sem fios, acaba de anunciar uma nova tecnologia. Denominada Auracast, esta foi concebida para melhorar a experiência da reprodução de som em auriculares e outros gadgets sem fios.

A grande novidade da tecnologia Auracast será a possibilidade de transmitir áudio para vários dispositivos em simultâneo. Será a próxima evolução do Bluetooth multi-ponto, agora sem limitação no número de dispositivos conectados.

A new energy for audio. Introducing Auracast™ broadcast audio: https://t.co/bZfjPmoykO #Auracast pic.twitter.com/n1b4SWez9K

— Bluetooth (@BluetoothSIG) 8 de junho de 2022

Auracast vai permitir transmissão de áudio para vários dispositivos em simultâneo

O Auracast assenta na tecnologia de Bluetooth LE (baixa energia) já implementada em vários equipamentos. Aliás, esta tecnologia já existia sob a designação Audio Sharing, contudo, chegará agora com um novo nome e possibilidades reforçadas.

O grande objetivo da implementação do Auracast é facilitar a partilha de áudio entre diversos dispositivos. As limitações no número de equipamentos ligados ao mesmo transmissor desaparecerão, permitindo ao utilizador conectar todos os dispositivos que desejar.

Imagina que estás a ouvir uma música no teu smartphone e queres que os teus amigos também a ouçam. Graças à tecnologia Auracast, poderás transmitir essa música para os auriculares sem fios dos teus amigos nas proximidades.

O grupo Bluetooth SIG exemplifica ainda como esta tecnologia poderá revolucionar os espaços públicos. Aquilo que o grupo chama de "ativar o nosso mundo" permitirá transmitir o som de uma televisão para todos os auriculares ou colunas Bluetooth dentro de um centro comercial, por exemplo.

Auracast

"O lançamento da transmissão de áudio Auracast desencadeará outra grande mudança no mercado de áudio sem fios. A capacidade de transmitir e partilhar áudio utilizando a tecnologia Bluetooth remodelará o áudio pessoal e permitirá que locais e espaços públicos ofereçam experiências de áudio que melhorarão a satisfação do visitante e aumentarão a acessibilidade." Refere Mark Powell, CEO do Bluetooth SIG.

Auracast será uma tecnologia a ter em conta na compra de um novo gadget de áudio

É importante notar que a tecnologia Auracast terá de ser suportada em todos os produtos presentes na cadeia de transmissão. Ou seja, tanto o emissor como o recetor terão de suportar esta nova tecnologia para uma partilha de áudio bem sucedida.

Assim sendo, quando fores comprar um smartphone, tablet, auscultadores ou auriculares sem fios deverás prestar atenção à presença, ou não, da tecnologia Auracast. Isso se quiseres acabar com as limitações na transmissão de áudio entre dispositivos.

O lançamento desta tecnologia deverá acontecer nos próximos meses. Após o seu lançamento formal, caberá às marcas incluir esta tecnologia nos seus produtos. Marcas como a Google e Xiaomi já confirmaram a adoção do Auracast nos seus produtos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.