Atenção: YouTube Go vai acabar em agosto

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acaba de anunciar que vai encerrar a aplicação YouTube Go no próximo mês de agosto.

De acordo com a gigante de pesquisas, o substituto será o YouTube "normal" que foi alvo de melhorias para poder correr em equipamentos com ligações à Net mais lentas.

YouTube Go deixa de existir em agosto deste ano

O YouTube Go foi lançado em 2016 como uma aplicação mais leve que estava otimizada para equipamentos de entrada de gama que fornecem ligações mais lentas. Mas eis que agora a gigante de pesquisa anuncia que a aplicação vai encerrar oficialmente já no próximo mês de agosto.

Na verdade, a decisão deste encerramento não surpreende, uma vez que a aplicação não recebia atualizações desde, pelo menos, outubro de 2021. Mas agora na data indicada a app vai deixar de estar disponível para download e parar efetivamente o seu funcionamento.

A substituição desta aplicação será feita pelo serviço "normal" do YouTube que, de acordo com a Google, viu o seu desempenho melhorado para correr de forma fluida em dispositivos mais básicos e com conexões mais lentas.

Ainda segundo a empresa, foram também desenvolvidos novos controlos para ajudar os utilizadores com restrições de dados, de forma a que sejam reduzidos o uso de dados móveis e que desta maneira não haja constrangimentos na utilização do serviço.

A Google esclarece que nestes últimos anos, as especificações dos equipamentos Android foram otimizadas em vários aspetos e por isso, não há necessidade de apostar numa versão Go, totalmente adaptada a dispositivos de entrada de gama com especificações menos avançadas.

Obviamente que esta decisão da Google levanta algumas dúvidas sobre o Android 12 Go, lançado em Dezembro de 2021, e que trazia consigo uma interface de utilizador redesenhada, tempos de lançamento mais curtos e outros recursos igualmente úteis. Mas a Google não fez qualquer tipo de comentário sobre esta versão Go do seu sistema operativo.

Android 13 Beta já disponível para alguns smartphones

Recentemente, foi também disponibilizada a versão beta do Android 13 para alguns smartphones. É preciso ter em conta que tratando-se da primeira versão beta do sistema operativo esta estará sujeita a vários erros e não fornece a estabilidade desejada.

Todos os interessados devem consultar a página de programa de testes do Android para confirmar se o seu smartphone é elegível e para receber a atualização no equipamento over-the-air (OTA).

Para já, os únicos modelos elegíveis pertencem à série da "casa" Pixel. Confirma na seguinte lista se podes receber a atualização da próxima versão do Android:

  • Pixel 4
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 6
  • Pixel 6 Pro

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung anuncia armazenamento UFS 4.0 com desempenho 2x superior ao USF 3.1
  • Vendas de smartphones em queda após 'furor' da pandemia COVID-19
  • WhatsApp quer dar maior sensação de segurança com esta novidade
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt