Em poucas semanas, o ChatGPT ganhou imensa popularidade no mercado pelas suas incríveis potencialidades. No entanto, esta popularidade tem o lado reverso da moeda e fez com que rapidamente começassem a nascer imitações desleais deste chatbot.
É precisamente sobre esse flagelo que incide o mais recente estudo publicado pela entidade Top10VPN. Na Google Play Store e App Store existem já várias apps que se disfarçam do ChatGPT, mas a sua real intenção é apenas roubar dados dos utilizadores.
As imitações do ChatGPT que deves evitar no Android
- AI Chat Companion
- ChatGPT 3: ChatGPT AI
- Talk GPT – Talk to ChatGPT
- ChatGPT AI Writing Assistant
- Open Chat – AI Chatbot App
As imitações do ChatGPT que deves evitar no iOS
- Open Chat – AI Chatbot
- Wisdom AI – Your AI Assistant
- Chat AI: Personal AI Assistant
- Alfred – Chat with GPT 3
- TalkGPT – Talk to ChatGPT
- Write For Me GPT AI Assistant
- Genie – GPT AI Assistant
São estas as principais aplicações que marcam presença nas lojas para Android e iOS que deves evitar. Aliás, no caso de teres alguma delas instalada no teu smartphone, o conselho é que a desinstales imediatamente.
O alerta deixado pela Top10VPN surge após uma exaustiva análise a algumas das mais conhecidas imitações do ChatGPT-3. Aplicações que alegam entregar aos utilizadores as mesmas potencialidades da ferramenta da OpenAI, mas com objetivos bem distintos.
"O que descobrimos foi um punhado de aplicações impuras e falsas que não agregam valor para os utilizadores. Em vez disso, elas invadiram a tua privacidade para usar os teus dados. As tuas informações de localização são partilhadas com a ByteDance, Amazon, Appodeal e InMobi, entre outros, através da aplicação ChatGPT AI Writing Assistant,"
Como em muitos outros casos, estas aplicações foram concebidas com o simples intuito de roubar informação sensível dos utilizadores. Tal como refere a fonte, aqui englobam-se dados de localização, endereços IP, gravação de áudio, acesso à câmara do smartphone e outros pormenores que comprometem a tua privacidade.
Ademais, temos esquemas de extorsão que visam lucrar monetariamente com a desinformação de alguns utilizadores. A título de exemplo, existe uma app que solicita um pagamento de 290 dólares semanais para poder ser usada.
ChatGPT está disponível apenas online e é gratuito
Perante estes relatos, importa deixar dois alertas ao nosso leitor. Em primeiro lugar, o ChatGPT está disponível apenas online e não através de nenhuma aplicação desenhada para Android ou iOS.
Caso desejes experimentar as excecionalidades do ChatGPT, deves dirigir-te à sua página oficial. Ser-te-á solicitado que cries uma conta para poderes começar a usufruir das suas potencialidades.
Em segundo lugar, o ChatGPT é maioritariamente gratuito. Qualquer utilizador pode usufruir deste chatbot sem qualquer custo monetário, apesar de haver já uma opção com custos associados.
Em causa está o ChatGPT Plus, lançados há escassos dias com uma mensalidade de 20 dólares. Esta modalidade dará aos subscritores pequenos benefícios como acesso prioritário, melhores respostas e acesso antecipado a novas funcionalidades.
Editores 4gnews recomendam: