Atenção Apple! Em 5 dias a Huawei vendeu 1 milhão de unidades deste Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei está a recuperar força no segmento dos smartphones (na China), com o lançamento do seu mais recente telemóvel topo de gama. Em causa está o novo Huawei Mate 60 Pro, um telefone (quase) 5G apesar de não o poder ser e que já preocupa a Apple.

Em simultâneo, o Estado Chinês e respetivo PCC proibiu formalmente os funcionários estatais, dos altos quadros administrativos aos colaboradores do partido de usar os telemóveis norte-americanos. É um rude golpe para os iPhone da Apple que continuam a ser dos smartphones mais cobiçados do mundo.

Huawei Mate 60 Pro é o novo smartphone a fazer sucesso na China

Huawei Mate 60 Pro
O novo Huawei Mate 60 Pro foi lançado, na China, no início de setembro.

O mais recente flagship da fabricante chinesa que outrora chegou a liderar o mercado mundial de smartphones está a causar sensação, sobretudo no seu mercado doméstico.

Com efeito, bastaram cinco dias para a marca atingir a impressionante fasquia do milhão de unidades vendidas desde a sua apresentação oficial a 1 de setembro.

Desse modo, o poderio da Huawei na China é reafirmado com o lançamento deste telefone naquele que é o maior mercado mundial de smartphones. Mais ainda, mostra que a fabricante pode apoiar-se sobretudo na procura doméstica para, não só sobreviver como também crescer neste segmento tão competitivo.

Em 5 dias a Huawei já vendeu 1 milhão de unidades dos seus Mate 60 Pro

Huawei Mate 60 Pro
Design geral e principais esquemas de cor do novo smartphone Huawei Mate 60 Pro.

Seguindo as linhas dos modelos anteriores, o design grita sofisticação e qualidade de construção, atributo que sempre caraterizou os modelos de gama alta desta marca. É, aliás, um dos aspetos que mais deixou saudades com a sua sublimação do mercado europeu.

Note-se que este Mate 60 Pro utiliza o sistema operativo proprietário da marca, o Harmony OS que veio, fruto da necessidade, substituir o Android da Google. Em todo o caso, aparenta ser uma fórmula de sucesso no seu mercado doméstico da China.

A aposta continua a ser na câmara fotográfica, na qualidade das imagens e vídeos captados, bem como na experiência de consumo multimédia no seu grande ecrã. É, para todos os efeitos, um flagship a ter em consideração nesta reta final de 2023.

Restrições ao uso de iPhone na China abrem nova janela à Huawei

Huawei Mate 60 Pro
Design geral e principais esquemas de cor do novo smartphone Huawei Mate 60 Pro.

Poucas fabricantes estarão mais contentes com a decisão do governo chinês, já aqui divulgada, do que a Huawei. Aliás, tal como aponta o próprio Wall Street Journal, as ações em bolsa da Apple sofreram um notório revés face a este desenvolvimento.

Em todo o caso, é provável que o iPhone continue a ser um dos telemóveis mais populares na China. Aqui não obstante o mérito próprio do novo Mate 60 Pro, bem como de todos os esforços encetados pela Huawei.

Huawei tem no Mate 60 Pro um sério rival ao iPhone na China

#Huawei Mate 60 Pro #HuaweiMate60Pro pic.twitter.com/GTRvfFxLqi

— Zhang Meifang (@CGMeifangZhang) 30 de agosto de 2023

Note-se também que um dos principais entraves à distribuição global deste telefone é a ausência de suporte para redes móveis 5G, ainda que o mesmo ostente um "quase" 5G.

Tal como podemos ver pela publicação em seguida, os valores registados pelo seu modem em 4G LTE rivalizam perfeitamente com o padrão 5G nas velocidades de download e upload em dados (1 Gbps).

O Huawei Mate 60 Pro é, sumariando, um telemóvel totalmente Made in China, desafiando abertamente os padrões norte-americanos.

É, em si, um prodígio da tecnologia apesar de todas as restrições e condicionantes que serão dificilmente ultrapassadas pela China num futuro próximo, pelas razões que já demos a conhecer.

[speedtest] Huawei Mate60pro#mate60pro #HuaweiMate60Pro #Huawei pic.twitter.com/AZo2BU7cVD

— 小雨 🍥 (@404notfound_wxy) 31 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.