Pentágono vai desenvolver sistemas e drones IA para colocar a China em sentido

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Nos próximos dois anos, o Pentágono quer desenvolver uma rede de drones, tecnologia e sistemas autónomos para combater a ameaça chinesa.

O governo norte-americano tem inclusive planos para investir centenas de milhões de dólares neste projeto. Quem o diz é a vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks.

Departamento de defesa dos EUA estão a investir em navios e aeronaves sem tripulação

imagem de um drone a voar
Pentágono tem plano para desenvolver drones baseados em Inteligência Artificial Crédito@MitchNielson/Unsplash

O Pentágono tem planos para aplicar tecnologia de Inteligência Artificial em vários mecanismos de defesa que vão incluir, sistemas, drones e até navios e aeronaves que não necessitem de tripulação humana.

Este projeto vai ser desenvolvido nos próximos dois anos e pode ter um investimento de centenas de milhões de dólares, garantiu recentemente a vice-secretária da Defesa Kathleen Hicks.

De acordo com a mesma responsável, os EUA não estão em guerra, nem à procura de conflito, mas há uma certa urgência neste projeto porque “o nosso principal concorrente estratégico, a República Popular da China, passou os últimos 20 anos a construir um exército moderno cuidadosamente concebido para atenuar as vantagens operacionais de que desfrutámos durante décadas”.

O Pentágono está a considerar o desenvolvimento de sistemas autónomos terrestres que poderiam tratar da logística e que podiam funcionar como um mecanismo de defesa contra mísseis. Tudo baseado em tecnologia de Inteligência Artificial que ajudaria estes mesmos sistemas a detetar e atacar alvos inimigos.

Especialistas duvidam que Pentágono invista dinheiro suficiente para reagir à China

Mas ainda que a vice-secretária da Defesa tenha falado num investimento de centenas de milhões de dólares, alguns especialistas defendem que o Pentágono não está a investir o dinheiro suficiente para reagir à China.

“A faixa de centenas de milhões de dólares, embora seja um grande começo, vai fornecer apenas centenas dos drones oceânicos verdadeiramente capazes para estabelecer uma verdadeira dissuasão contra a China e outros adversários”, disse Kevin Decker, chefe-executivo da Ocean Aero, empresa que desenvolveu um veículo subaquático e de superfície autónomo movido a energia ambiental.

E esta afirmação veio mesmo depois de Kathleen Hicks ter garantido que antes do final deste ano, o Pentágono vai fazer uma lista de investimentos, com base no que as autoridades dizem precisar.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt