ASUS ZenFone 9: vídeo oficial revela o smartphone Android na Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A fabricante sediada em Taiwan prepara-se para apresentar uma nova geração de smartphones Android para o grande público com a gama ASUS ZenFone 9. Será a segunda grande apresentação da marca após termos conhecido oficialmente os novos ROG Phone 6 que já demos a conhecer na 4gnews.

Aguardamos assim por novos modelos a seguir as pisadas dos terminais apresentados em 2021, os ZenFone 8 que surpreederam pelo seu formato, sobretudo o modelo Flip pelos motivos já expostos na 4gnews. Aliás, no último ano tivemos, inclusive, um modelo compacto na forma do ZenFone 8, o mini mais poderoso do ano passado.

Este é o primeiro olhar (oficial) aos smartphones ASUS ZenFone 9

ASUS ZenFone 9

Em causa está um dos primeiros vídeos promocionais do novo smartphone Android, aparentemente oficial. Aí, vemos uma descrição sucinta das suas principais especificações técnicas, com as principais melhorias a concentrarem-se na câmara fotográfica "com gimball". Para além disso, o modelo base continuará a ser um smartphone compacto com caraterísticas topo de gama.

Importa frisar que o vídeo em questão foi colocado originalmente na plataforma YouTube, mas rapidamente removido, ou bloqueado, o que vem reforçar a probabilidade de este ser material oficial. Todavia, o vídeo "vive" no Twitter, tal como podemos ver em seguida.

Asus Zenfone 9 Official Video.Qualcomm SD 8+ Gen 15.9inches FHD AMOLED Display120Hz Refresh Rate 50MP IMX766 Dual Camera📷4300mAh Battery🔋3.5mm JackIP68 Rating pic.twitter.com/yCZCGCJoLT

— Mayank Kumar ❂ (@MayankkumarYT) 7 de julho de 2022

Note-se ainda que este mesmo utilizador de Twitter @MayankkumarYT é uma fonte prolífera e relativamente fiável de novas informações sobre dispositivos móveis. Desse modo, consideramos igualmente provável o rol de especificações técnicas apresentadas com o tweet (publicação no Twitter).

Entretanto, esse mesmo vídeo e imagem de destaque também foram partilhados no Facebook. Mais concretamente, no grupo "ASUS ZenFone Forum Facebook Page", ainda no ar. Para além disso, parte deste material promocional também já foi divulgado pela plataforma Slashleaks com vários slides e imagens promocionais (3).

O Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm alimentará os ASUS ZenFone 9

Asus Zenfone 9- Smart backpack mount- New light trail mode(4/4) pic.twitter.com/v5d4zfo4KS

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 7 de julho de 2022

Em síntese, temos imenso material acabado de chegar à Internet que revela o smartphone na íntegra. Aliás, pelo tweet acima, de outra fonte com sólida reputação, temos o novo cardápio de acessórios oficiais para o smartphone que incluem opções de fixação em mochilas de trail e atividades ao ar livre.

Atentando mais no smartphone, os traços distintivos do mesmo são as câmaras fotográficas com alinhamento vertical com dois módulos circulares bem visíveis. O telemóvel terá resistência à água e ao pó (certificação IP68), bem como formato compacto e a porta jack de 3,5 mm para ligar qualquer acessório de áudio.

As novidades incluem ainda o novo SoC Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, bem como uma bateria de 4 300 mAh de capacidade com carga a 30 W (na versão base).

Além disso, contamos com altifalantes duplos (estéreo), leitor de impressões digitais na lateral e ecrã com alta taxa de atualização a 120 Hz, sem esquecer uma construção reforçada para todo o smartphone.

Formato compacto com especificações de topo, um colosso para 2022

ASUS ZenFone 9 Official Leaked Video Reveals Everything About It!- 5.9" 120Hz AMOLED - 3.5mm Jack - Primary Camera with Gimbal Stabilisation- ZenTouch Smart Key- 4300mAh Battery- Snapdragon 8+ Gen 1 SoC- IP68 - Swanky New Design and Colours(Source : Weibo) pic.twitter.com/nbMBQIUzyZ

— TrakinTech (@TrakinTech) 7 de julho de 2022

Em seguida, colhemos informações divulgadas através da rede social chinesa Weibo e, posteriormente, partilhadas no Twitter. Assim, ficamos a saber que este telemóvel terá um sensor principal de 50 MP, Sony IMX766 na sua câmara com estabilização tipo gimball. Ou seja, com estabilização em seis eixos para os melhores resultados na captação de vídeo e fotografia noturna.

Todavia, não temos informações sobre as caraterísticas da câmara fotográfica auxiliar, ainda que seja provável a presença de uma ótica ultra-grande angular com 12 MP. De qualquer modo, consideramos como muito prováveis todas as informações que, de uma só feita, chegaram à Internet sobre o ASUS ZenFone 9.

Pode ser um dos melhores smartphones do ano com formato compacto

Asus Zenfone 9 photo gallery.- 5.9" FHD+ AMOLED display120Hz refresh rate- Snapdragon 8+ Gen1- 50MP Sony IMX766 with OIS #Asus #AsusZenfone9(1/4) pic.twitter.com/4TUk1AzEHA

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 7 de julho de 2022

Os esquemas de memória devem incluir 8 GB até 16 GB de memória RAM e 128 GB / 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno à escolha. Já a câmara fotográfica frontal deve utilizar um sensor de 12 MP de resolução.

Por fim, não temos informações alusivas ao seu possível preço de venda ao público, ainda que seja provável ver uma etiqueta de 800 a 900 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.