Asus Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip: descobre as grandes diferenças

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Esta quarta-feira a Asus apresentou os seus novos smartphones destinados ao mercado topo de gama. Falamos do Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip, dos quais podes ver a nossa cobertura neste artigo. Mas afinal quais são as grandes diferenças entre os dois terminais.

O Zenfone 8 chega a Portugal por um valor inicial de 599 €, e o Zenfone 8 Flip salta para os 799 €. Ambos contam com o melhor processador para Android da atualidade, o Snapdragon 888. Será, assim, esta diferença de preço justificada?

Grandes diferenças dos Asus Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip

  • Tamanho e aproveitamento de ecrã
  • Peso
  • Taxa de atualização
  • Bateria
  • Certificação IP
  • Câmara frontal
  • Jack 3.5mm
  • Expansão de armazenamento vai microSD

Zenfone 8 - um smartphone para quem quer algo compacto

Para os padrões de 2021, o Zenfone 8 é um equipamento compacto. Conta com um painel AMOLED de 5,9” polegadas, e marca a sua grande diferença para o Flip que tem 6,67” polegadas. O modelo mais barato também tem uma taxa de atualização mais elevada - 120Hz contra 90Hz no Flip.

No ecrã, o Zenfone 8 também promete brilho máximo de 1100 nits, contra 1000 nits no Flip. E na proteção desse mesmo ecrã, o Zenfone 8 conta com Gorilla Glass Victus contra Gorilla Glass 6 no Flip

Outra diferença importante neste modelo é a sua bateria. Dadas as dimensões e espessura do equipamento, a Asus optou por lhe colocar uma bateria de 4000mAh. À semelhança do Flip, tem carregamento rápido de 30W. O Flip mantém a bateria de 5000mAh dos anteriores modelos.

Com uma bateria menor e um tamanho diminuto, o Zenfone 8 será um smartphone mais amigo dos bolsos e das mãos. Isto porque pesa apenas 169 gramas, contra 230 gramas de peso no Flip.

Zenfone 8 Flip - um smartphone para quem quer um ecrã completo

O ecrã do Zenfone 8 Flip tem “apenas” 90Hz e 1000 nits de brilho. Mas é um painel maior, e destaca-se por não ter nenhum buraco no ecrã para a câmara. Isto porque mantém o mecanismo rotativo, que permite usar as câmaras traseiras para selfies.

Desta forma, a câmara principal de 64MP, ultrawide de 12MP e telefoto de 8MP podem ser igualmente usadas frontalmente. Outra vantagem face ao Zenfone 8 é essa mesma lente telefoto com zoom ótico de 3x que o modelo mais barato não contém. Na gravação de vídeo, tem também uma pequena vantagem de gravar 8K a 30 fps, contra 24fps do Zenfone 8.

Ambos dispõem de alfitalantes estéreo, mas só o modelo mais barato conta com entrada para jack 3.5mm. Já no que diz respeito a expandir o armazenamento, só o Flip conta com possibilidade de o realizar via microSD. Apenas o Zenfone 8 tem certificação IP68, resistindo assim à água e poeiras.

Para quem são o Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip?

O modelo base é para quem quer um Android sem compromissos de desempenho, do mais compacto que se encontra no mercado. Tem o bónus de ter a adorada porta para jack 3.5mm e certificação IP68.

Já o Zenfone 8 Flip é para os aventureiros que não dispensam o ecrã completo, e adoram tirar selfies ou gravar vídeos com a melhor qualidade disponível e zoom ótico de 3x. Este tem também o bónus de providenciar entrada para cartões microSD.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 11 Ultra chega à Europa com um grande bónus
  • Xiaomi FlipBuds Pro oficiais: auriculares Bluetooth premium a preço razoável
  • Tesla deixa de aceitar Bitcoin como pagamento, e a criptomoeda afunda
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.