Asus Zenfone 9 é oficial: smartphone perfeito se tens saudades destes 3 ‘mimos’

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O dia chegou finalmente e o Asus Zenfone 9 foi apresentado esta tarde globalmente. É um smartphone que chega para competir no mercado topo de gama Android, com características distintivas no segmento.

Se tens saudades de três verdadeiros ‘mimos’ no teu smartphone, o Zenfone 9 pode ser o equipamento para ti. Com praticamente tudo o que um topo de gama pode oferecer em 2022 o Zenfone 9 tem apenas 5,9 polegadas, entrada para jack 3,5 mm e carregador incluído na caixa. Os preços começam nos 829 € em Portugal.

Asus Zenfone 9

Ecrã de 5,9 polegadas, jack 3,5 mm e carregador incluído na caixa são destaques no Zenfone 9

Este dispositivo compacto foi totalmente redesenhado face à anterior geração, e chega comandado pelo novo processador Snapdragon 8+ Gen 1, da Qualcomm. Podes ainda esperar até 256 GB de armazenamento UFS 3.1 e 16 GB de memória RAM.

Conta com um avançado ecrã AMOLED de 5,9 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Dispõe de uma gama de cores DCI-P3 de 112%. Tem ainda proteção Gorilla Glass Victus e certificação IP68.

Asus Zenfone 9

Câmara principal de 50 MP com Gimbal Híbrido de 6 eixos

Na fotografia há a destacar a câmara principal Sony IMX766 de 50 MP. Esta chega com Gimbal Híbrido de 6 eixos que mantém tudo focado e sem oscilações, mesmo quando estejas em movimento. De destacar também o modo Light Trail para que possas brilhar nas tuas fotografias noturnas.

A câmara principal é acompanhada por um sensor Sony IMX363 de 12 MP que vai funcionar como ultrawide. A câmara frontal colocada num punch-hole no canto superior esquerdo é também de 12 MP. Suporta vídeo até 8K a 24 fps.

Asus Zenfone 9

De destacar que conta com altifalantes estéreo de boa qualidade para que possas ver as tuas séries ou ouvir a tua música preferida. E se não tiveres fones Bluetooth à mão, podes usar a entrada para jack 3,5 mm. Conta ainda com otimização para áudio Dirac.

Conta com a interface ZenUI 9 baseada no Android 12. Esta é uma experiência de Android bastante perto do Android puro, e com pouco bloatware. No campo da bateria, temos de 4300 mAh com carregamento de HyperCharge de 30 watts com carregador incluído na caixa.

Asus Zenfone 9

Sensor de impressões digitais é multifunções

É bom destacar o sensor de impressões digitais embutido no botão de ligar/desligar. Mas este botão também permite outros controlos gestuais, tornando-se multifunções. Podes deslizar por apps, abrir aplicações, notificações ou atualizar páginas web. De realçar o peso de 169 gramas e dimensões reduzidas de 146,5 x 68,1 x 9,1 mm.

O Zenfone 9 chega com um novo sistema de acessórios Connex, vendidos à parte. Dispõe de uma capa Connex com porta-cartões e suporte Smart Stand, e suporte para mochila Smart Backpack Mount.

O ASUS Zenfone 9 está disponível em pré-venda nas cores Midnight Black, Moonlight White, Sunset Red e Starry Blue a partir de hoje. Conta com preços a começar 829 euros em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.