ASUS ZenFone 10 não será o flagship compacto que estavas à espera

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A ASUS está atualmente a preparar a próxima geração de dispositivos móveis de gama alta. Em causa estão os smartphones ASUS ZenFone 10 que, ao que tudo indica, não serão os poderosos e compactos flagships como os atuais modelos da gama ZenFone 9.

Em primeiro lugar, recordamos que a atual gama ZenFone 9 foi lançada pela fabricante no verão do último ano, mais concretamente em julho de 2022. Até à data, são os melhores smartphones Android compactos que podem comprar, mas a fórmula deverá ser alterada.

ASUS ZenFone 10 chegará para aquecer o verão de 2023

ASUS ZenFone 9
Imagem de apresentação da atual gama de smartphones ASUS ZenFone 9.

Conforme as novas informações divulgadas primeiramente pela publicação PriceBaba, a fabricante abandonará este tipo de smartphones compactos. Tal como avança o leaker Paras Guglani, os ZenFone 10 serão topos de gama mais convencionais.

Ao que tudo indica, teremos já ecrãs de grandes dimensões, abandonando assim a fórmula de flagship compacto e com isso visando alcançar um maior público. Perante uma redução na procura por smartphones compactos, a fabricante terá tomado esta decisão.

A título de curiosidade, recordamos que os ZenFone 9 contam com um ecrã de 5,9 polegadas AMOLED. Porém, o seu sucessor deverá entregar-nos um ecrã de 6,3 polegadas, o que para os padrões atuais ainda pode ser considerado compacto.

Snapdragon 8 Gen 2 alimentará o próximo smartphone ASUS Zenfone 10

Asus Zenfone 10 (AI2302) Tipped to Launch in Q4 2023 globally.6.3" 120Hz AMOLED displaySnapdragon 8 Gen 2200MP OIS Primary5,000mAh battery, 67W charging16GB RAM256/512GB storageliquid cooling unit for heat dissipation.Android 13IP68-rated#asusZenfone10 pic.twitter.com/rqvkSoY8gL

— Techno Expert (@TechnoExpert6) 13 de março de 2023

Tal como podemos observar pela súmula acima, o Zenfone 10 será um topo de gama com toda a pompa e circunstância. Ao que tudo indica teremos o chipset topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, bem como até 16 GB de memória RAM e 256 / 512 GB de armazenamento interno no telefone.

Contamos também com uma bateria de 5 000 mAh e carregamento rápido a 67 W. Há ainda a indicação de um novo sistema de dissipação do calor gerado para ajudar o telefone a manter-se em ótimas condições de operação.

Por fim, contamos com a certificação IP68 e o sistema operativo Android 13 da Google com a sua própria interface. Além disso, aponta-se uma câmara de 200 MP para o sensor principal, bem como pelo menos uma câmara auxiliar.

Aguardamos assim pelo anúncio da data de apresentação dos ASUS Zenfone 10, devendo os dispositivos chegar durante o próximo verão de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.