Asus AirVision M1 revelado e é mais um rival do Apple Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Asus aproveitou ao máximo os holofotes do CES 2024. Apresentou a nova série de smartphones ROG Phone 8, portáteis gaming e também um dos futuros rivais do Apple Vision Pro. Mas ao contrário do headset da Apple, o Asus AirVision M1 assume um design mais aproximado de óculos convencionais. Vamos conhecer mais pormenores.

Asus AirVision M1 tem de estar conectado a outro equipamento

imagem do AirVision M1 a seu usado num cenário de jogos
Crédito@Asus

O AirVision M1 conta com um funcionamento que depende de outros equipamentos. Por outras palavras, para funcionar tem (obrigatoriamente) de estar conectado a um PC, tablet ou smartphone.

Mas assim que estiver conectado coma sua fonte espelha todo o conteúdo no seu ecrã Full HD equipado com tecnologia Micro OLED e que fornece um brilho máximo de 1.110 nits.

De acordo com a marca, o tempo de resposta é bastante curto, o que significa que a reprodução de conteúdos, sejam estes vídeos, jogos ou navegação Web, é bastante fluida e suave.

O novo dispositivo Asus conta com um campo de visualização de 57 graus, o que é o valor ideal para a visão periférica humana. O AirVision M1 tem capacidade para lidar com várias aplicações nas proporções de 16:9 ou 32:9.

Para ajustar a proporção ao conteúdo, o utilizador pode recorrer a um botão tátil, localizado na haste esquerda, que permite igualmente ajustar o brilho do ecrã e ainda ativar um modo 3D. De acordo com a marca, através do software Asus no Windows é também possível configurar vários ecrãs virtuais e inserir conteúdo em cada um destes.

Para alternar entre os vários ecrãs, o utilizador apenas precisa de mover a cabeça na direção do conteúdo desejado. O recurso Motion Sync, exclusivo deste dispositivo, vai “garantir uma transição suave e com baixa latência”, sempre que os olhos do utilizador se deslocam no espaço virtual.

Requisitos de compatibilidade

imagem do Asus AirVision M1
Crédito@Asus

O AirVision M1 está igualmente equipado com microfones e colunas que, por sua vez, dispõem de cancelamento de ruído. O modelo conta também com um recurso exclusivo que evita que terceiros vejam o conteúdo exibido no ecrã, garantindo assim a total privacidade dos utilizadores.

De acordo com as informações divulgadas, o dispositivo é compatível com qualquer equipamento que consiga transmitir vídeo através de DisplayPort Alt Mode; no entanto, as opções mais avançadas para a configuração de ecrã virtual estão apenas disponíveis em equipamentos Windows.

Para já, a Asus não divulgou o preço ou data de lançamento do AirVision M1 no mercado global.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt