Todos estávamos à espera deste dia de apresentação do Windows 10 que promete trazer alguns dos elementos característicos do Windows 7 e cruzá-los de certa forma com mais “desconhecido” Windows 8, resumindo a Microsoft vai voltar às origens, o que neste caso é bastante importante para futuro do sistema operativo que se encontra não só na maioria dos computadores como também em smartphones e tablets.

O objetivo da Microsoft no lançamento deste novo OS, o Windows 10 é também trazer a todos os dispositivos que opera uma certa “continuidade”, ou seja, o Windows 10 que vai correr nos nossos computadores vai ser o mesmo que vai correr nos tablets e smartphones Windows, por isso vai deixar de existir Windows Phone e passará a ser Windows 10 em todas as plataformas. Com esta ideia em mente a Microsoft decidiu trazer do Windows Phone, a sua versão do Siri ou Google Now, para os seus computadores, o designado Cortana.

EVENTO201512115212929594

   

Podemos caracterizar o Cortana como um assistente pessoal comandado pela voz do utilizador e vai constar em todos os dispositivos com Windows 10, isto foi anunciado por Joe Belfiore durante o evento da Microsoft, o Cortana também foi testado em palco pelo mesmo e apesar de ainda estar em fase de teste, Joe Belfiore explicou como irá trabalhar o assistente.

O assistente estará constantemente ligado e à espera de “ordens” que serão possíveis realizar depois de ser mencionar o comando “Hey Cortana” (este em inglês, provavelmente teremos um comando em português). Com isto, pretende-se facilitar a procura de aplicações, os resultados irão conter não só aplicações instaladas no dispositivo como também aquelas existentes na loja Windows. Procurar ficheiros também se tornou mais simples, podendo agora especificar que tipo de ficheiro queremos reduzindo o tempo de procura, tudo iCortana-on-Windows-10sto através do Cortana usando a nossa voz.

À medida que utilizamos cada vez mais o nosso assistente, o Cortana, mais este aprende detalhes sobre nós e consequentemente melhores e mais relevantes resultados obteremos. Em prol da privacidade também poderemos configurar aquilo que queremos que o Cortana saiba – nem os nossos assistentes sabem tudo sobre nós. Poderemos também e sublinhando, apenas utilizando a vós, mandar e-mails referindo apenas que queremos enviar um e-mail, o receptor e a própria mensagem.

Podemos dizer que nada disto é propriamente novo, visto que algumas destas funcionalidades já estão disponíveis com o Google Now ou Siri, mas de certeza que ainda existe uma certa parte de inovação e considerando também que está a melhorar e a facilitar a nossa experiência como utilizadores e que vai chegar aos novos dispositivos Windows é sempre uma excelente funcionalidade a possuir.

O nosso site está a fazer uma cobertura de todas as novidades por isso fique atento ao 4GNews

Mais sobre o Windows 10:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.